Voluntariado Empresarial é tema importante para o Sicoob Credigerais

 

 

Realizado através da parceria com o Instituto Sicoob, o Programa Voluntário Transformador objetiva inspirar pessoas para que sejam agentes de transformação nas sociedades em que atuam, participando ativamente em atividades voluntárias que respondam às necessidades sociais e que lhes permitam viver os valores do cooperativismo.

Este é um tema muito importante para o Sicoob Credigerais. O trabalho voluntário sempre foi uma prática dos funcionários da Cooperativa. Uma das ações mais expressivas é a mobilização dos funcionários para a campanha do dia C (Dia de Cooperar) que no ano de 2020 foi possível beneficiar muitas pessoas e comunidades.

Para 2021 pretende-se beneficiar um público aproximado de 25 mil pessoas através de mais 5 projetos, quase o dobro do ano passado, envolvendo preferencialmente todas as cidades onde tem agências de atendimento. Pode participar funcionários que queiram trocar experiências e/ou que desejam desenvolver novas competências.

FOTO – Legenda: Darcy Neiva- Presidente do Sicoob Credigerais e as PAEs – Cida Correia e Soniele Antunes, responsáveis pelo Programa na Credigerais.

O Presidente do Sicoob Credigerais, senhor Darcy Neiva, na sua fala de abertura do evento, afirmou que “o programa faz parte do planejamento estratégico e é muito importante ter o Instituto  Sicoob como aliado para levar esse programa para as pessoas que compõe a cooperativa. As gerações atuais e futuras querem um mundo mais evoluído e o caminho é a cooperação. E nós queremos contribuir com a melhoria da vida das pessoas”.

O evento teve a participação de grandes parceiros. O SEBRAE MG foi representado por Gregório Ventura – Consultor e treinador de lideranças  e Patrícia Rezende – Analista técnico. Gregório trouxe a percepção do voluntariado no Brasil e a importância do tema para as organizações; apontou os benefícios para o funcionário e para a empesa como fortalecedor da imagem institucional.

A Nexa Ressources foi representada pela Coordenadora de Gestão Social Marina Noronha. Ela falou da oportunidade, de através do voluntariado, gerar um legado positivo nos funcionários e nas comunidades. Ressaltou que a pandemia trouxe vários questionamentos e a alternativa veio no momento em que eles aliaram aos funcionários e ao voluntariado.

A parceria com o Instituto Sicoob viabilizou a participação do Anderson Moreira (PDE Central Cecremge) e Fernanda Rocha (Coordenadora Instituto Sicoob Central – DF) que trouxe esclarecimentos importantes sobre os eixos de atuação e os critérios de participação para quem quiser aderir ao Programa. A proposta do Instituto é organizar as ações sociais de todas as Cooperativas e medir o impacto disso na comunidade.

O trabalho voluntário garante diversos benefícios. Muitos deles são incorporados ao currículo, ao desenvolvimento profissional e pessoal. Além de receber muito amor, o voluntário pode exercitar sua empatia, proatividade e criatividade. É comprovado que quem desenvolve trabalho voluntário é bem mais feliz, apresenta maior bem-estar, afasta-se do tédio, torna-se uma pessoa mais ativa, melhora o networking, aprimora a empatia e a solidariedade. Por estes e outros inúmeros benefícios que a Credigerais acredita nesse programa e na força de gerar valor compartilhado.

Aparecida da Paixão Correia

Assessoria ao Presidente

Pedagoga

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados