Novo canal da Secretaria de Fazenda amplia atendimento virtual aos cidadãos e empresas de Minas Gerais

Ferramenta está disponível no site da SEF/MG e contempla mais de 130 serviços

Em tempo de pandemia, iniciativa facilita a vida dos contribuintes

A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) coloca à disposição dos cidadãos e empresas um novo Catálogo de Serviços. A ferramenta, que contempla os mais de 130 serviços ofertados atualmente pela secretaria, pode ser acessada pelo endereço eletrônico fazenda.mg.gov.br/servicos. A navegação é intuitiva e apresenta ao usuário as opções Cidadãos, Empresas, Produtor Rural e Outros Contribuintes.

Além das orientações e manuais sobre como fazer a solicitação, no Catálogo de Serviços o cidadão/contribuinte encontrará o link direto para a prestação do serviço desejado e informações sobre o canal de dúvidas mais adequado em cada caso.

Uma outra novidade do atendimento é o “Fale com a AF – IPVA e TRLAV”. Este canal de atendimento digital passa a concentrar em um grupo de especialistas do Estado todas as questões envolvendo o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo.

O diretor de Cadastros, Atendimento e Documentos Eletrônicos da Superintendência de Arrecadação e Informações Fiscais (SAIF), Renato Delucca, diz que o objetivo do novo Catálogo de Serviços é tornar mais claro e rápido o atendimento, de forma que todos possam encontrar as soluções das questões junto à SEF/MG sem a necessidade de se deslocar até uma unidade fazendária para atendimento presencial.

Ele lembra que essa migração do atendimento presencial para o virtual se tornou fundamental em função da pandemia da covid-19, mas já era uma meta perseguida pela secretaria mesmo antes do isolamento social imposto pela doença.

“Cidadãos e empresas interagem cada vez mais no mundo virtual, e pensando nessa necessidade iminente de transformação digital é que a Secretaria de Fazenda tem implementado diversas iniciativas focadas na simplificação, digitalização e automação de seus serviços. Esse conjunto de iniciativas busca ampliar a oferta de serviços prestados no âmbito digital, diminuindo a burocracia, melhorando os prazos e reduzindo o alto custo envolvido no atendimento presencial”, observa Delucca.

Coordenadora da Divisão de Atendimento e Orientação da SAIF, Mariana Godinho afirma que a SEF/MG vem trabalhando de forma incessante para melhorar a oferta de serviços de forma virtual.

“Nossa página de serviços tem sido atualizada continuamente e envolve diversas áreas nessas mais de 130 opções disponíveis. A secretaria está empenhada realmente em propor soluções para um atendimento cada vez mais célere, mais confortável e mais dinâmico para nossos cidadãos e contribuintes”, destaca a coordenadora.

“Fale com a AF – IPVA e TRLAV”
O “Fale com a AF – IPVA e TRLAV” representa mais uma etapa na ampliação da oferta de serviços on-line pela Secretaria de Fazenda. A equipe do novo canal é formada por 26 servidores de todo o Estado e um grupo de apoio de especialistas localizados na unidade central. Isso significa que independentemente do local onde estiver o cidadão/contribuinte, será oferecida uma prestação de serviço de forma especializada, facilitada e ágil.

“A iniciativa também cria um novo paradigma ao propor que os servidores que compõem a equipe sejam valorizados em sua experiência e conhecimento, pois, mais que prestadores de serviços específicos, esse grupo estará focado em identificar soluções que tragam melhoria sobre os processos e serviços executados”, destaca o diretor Renato Delucca.

Atendimento SEF
Todos os canais de serviços digitais da Secretaria de Fazenda podem ser acessados pela aba Atendimento, no site da instituição. As opções são:

  • Catálogo de Serviços;
  • SIARE (Sistema Integrado de Administração da Receita Estadual);
  • Fale com a AF;
  • Fale Conosco;
  • 155 – LigMinas;
  • Fale com o Tesouro;
  • Clique Denúncia.

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