Para conter novo coronavírus, Prefeitura de Paracatu decreta medidas restritivas severas por sete dias

 Para conter novo coronavírus, Prefeitura de Paracatu decreta medidas restritivas severas por sete dias

O decreto foi publicado neste domingo (28/02), e passa a valer hoje, 1º de março. Visando amenizar o impacto econômico, prefeitura apresenta PL para estabelecer Auxílio Emergencial Municipal

Ontem dia 28 de fevereiro, a Prefeitura de Paracatu (MG) decretou medidas restritivas mais severas por sete dias, devido ao crescimento do número de casos de Covid-19 no munícipio. O decreto municipal, que passa a valer a partir de hoje segunda-feira, 1º de março, de 2021, foi anunciado pelo prefeito Igor Santos nas redes sociais e publicado no site da prefeitura. Nestes dias, só poderão funcionar farmácias, laboratórios, postos de combustíveis (exceto lojas de conveniência), clínicas veterinárias (agendado) e demais estabelecimentos ligados ao enfrentamento à Covid-19.

Restaurantes e lanchonetes poderão funcionar somente em sistema de delivery. A comercialização de bebidas alcoólicas está suspensa na cidade neste período.

Supermercados, comércio varejista e atacadista, e instituições financeiras (bancos e lotéricas) poderão funcionar, mas com restrição de entrada de pessoas. Será exigido a apresentação do CPF para acesso ao ambiente interno dos estabelecimentos. Nos dias pares, só poderão entrar clientes com CPFs terminados em par. E final ímpar, nos dias ímpares. Será permitida a entrada de apenas uma pessoa por família. A prefeitura já aumentou o número de fiscais que atuarão na cidade, de 16 para 100.

Eventos estão proibidos em qualquer horário, com multa prevista para encontros com mais de 20 pessoas. Também fica vedada a realização de cultos religiosos de modo presencial. Oficinas mecânicas só mediante agendamento, autopeças com portas fechadas, com sistema de entrega, e cooperativas do agronegócio poderão funcionar somente com 50% dos funcionários.

“Estamos trabalhando incansavelmente para que a sociedade paracatuense não entre em colapso, nem na economia, muito menos na saúde. Com boa vontade, trabalho e determinação, nós venceremos esta luta. Contamos com cada um paracatuense”, afirmou o prefeito Igor Santos.

De acordo com a secretaria Municipal de Saúde, até 27 de fevereiro, haviam sido confirmados 4.457 casos de Covid-19 na cidade. Destes, 312 necessitaram de internação hospitalar e 62 casos resultaram em óbitos. A secretaria acompanha com muita preocupação o aumento no número de casos moderados e graves de Covid-19, sobretudo em pessoas entre 25 e 50 anos.

ENFRENTAMENTO À PANDEMIA

A administração municipal inaugurou na última sexta-feira (26/02), o Centro de Atendimento Covid-19, no Hospital Municipal. Com este centro foram ampliados os leitos de enfermaria de 16 para 20, podendo chegar a 22. Os leitos de UTI também foram reforçados com a abertura de três novas vagas, chegando a dez leitos exclusivos para os casos graves da doença. Em janeiro, a cidade contava com cinco leitos de UTIs voltados para Covid-19.

Durante esta semana, a cidade deve receber um novo tipo de equipamento respiratório, voltado aos pacientes em casos moderados e graves da doença. Conhecido como “capacetes-respiratórios”, o equipamento oferece uma ventilação não invasiva, podendo reduzir em até 80% a necessidade de intubação de pacientes. A cidade adquiriu 20 unidades deste equipamento.

VACINAÇÃO

Junto a isso, Paracatu tem executado a Campanha de Vacinação. Até este momento, a cidade recebeu 3.142 doses e aplicou 2.592 delas (dados de 27 de fevereiro). A maior parte dos profissionais de saúde que atua na linha de frente do enfrentamento ao Coronavírus já foi imunizada. De acordo com a secretaria de Saúde, a vacinação desses profissionais é primordial para garantir o sistema de atendimento em funcionamento.

site da prefeitura: http://paracatu.mg.gov.br/noticia/1890/Para-conter-novo-coronavirus,-Prefeitura-de-Paracatu-decreta-medidas-restritivas-severas-por-sete-di

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados