Via 040 atende 567 veículos na operação especial da Independência

 Via 040 atende 567 veículos na operação especial da Independência

Socorro a panes mecânicas concentra a maioria dos chamados; Concessionária orienta sobre a necessidade de manutenção preventiva;

Foto: frota operacional disponível para o usuário da rodovia. Crédito: acervo Via 040.

8 de setembro de 2020 – Durante os 4 dias em que vigorou a Operação Especial de Independência, entre 4 e 7 de setembro, a Via 040 realizou 567 atendimentos na rodovia, uma média de 141 veículos sendo atendidos diariamente no trecho sob concessão. Para garantir a fluidez e a segurança, a operação especial reforçou o número de equipes e de equipamentos à disposição dos usuários da BR-040, que recebeu um fluxo superior a 470 mil veículos.

O socorro a panes mecânicas foi o principal serviço prestado aos usuários, totalizando 404 chamados, cerca de 71% do total de atendimentos. Além do socorro mecânico, os 21 postos da Via 040 ao longo do trecho sob concessão prestaram, também, serviços nas seguintes situações:

– Atendimento clínico: 54 pessoas;
– Pane elétrica: 25 veículos;
– Pane seca: 28 veículos;
– Troca de pneu: 44 veículos;

– Orientação a andarilhos: 12 ações.

Manutenção preventiva

Para fazer uma viagem sem sustos com relação à parte mecânica, a Via 040 orienta para a necessidade de manutenção preventiva do veículo:

– Checar as condições e a calibragem dos pneus, substituindo-os em caso de necessidade;

– Verificar lanternas dianteiras e traseiras, além das setas;

– Encher o tanque e mapear os postos de serviço ao longo do trajeto;

– Abastecer os reservatórios de água e testar as palhetas do limpador;

– Verificar nível do óleo.

Condições de tráfego 24h

Os motoristas também podem acompanhar as condições de tráfego pelo Twitter da concessionária e pelo site da Via 040. Há também informações pelo Whatsapp, mediante solicitação de cadastro. As orientações para se cadastrar podem ser acessadas aqui http://via040.com.br/pages/whatsapp-via-040.

Estrutura à disposição de motoristas e passageiros

– 18 painéis eletrônicos de mensagens informarão, em tempo real, as condições da pista e do tráfego e o tempo estimado de viagem entre as cidades dos trechos de maior movimento.

– 21 postos de atendimento entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG), com estacionamento, banheiros, fraldários, água e área de descanso.

– 23 veículos de inspeção circularão pelo trecho sob concessão 24 horas por dia, com profissionais preparados para auxiliar os usuários em diversas situações.

– 28 ambulâncias para resgate e socorro médico.

– 30 guinchos para remoção de veículos leves e pesados.

– Viaturas de resgate de animais e combate a incêndios.

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