Campanha Saúde e Cidadania: Proteja-se foi oficialmente lançada e agora volta suas atenções para o enfrentamento às violências e violações de direitos

A estreia da Campanha Saúde e Cidadania: Proteja-se foi um sucesso e vem mais por aí: a segunda semana de formações aborda a violência e violação de direitos em relação às crianças, aos adolescentes e às mulheres de Paracatu.

Na última semana foi concluído o primeiro ciclo da formação oferecida pela campanha Saúde e Cidadania: Proteja-se, que abordou temas relacionados ao coronavírus e à Covid-19. Essa é mais uma iniciativa do “Programa Integrar Contra a Covid-19: Força Tarefa”, da Kinross Brasil Mineração em parceria com a Associação Imagem Comunitária (AIC). A campanha também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Rede de Apoio à Garantia de Direitos. Assim, dando continuidade às ações, mais duas formações ocorrerão na próxima semana, com foco nas violências e violações de direitos em relação às crianças, adolescentes e mulheres em Paracatu, marcando a entrada da mineradora na atuação pela garantia de direitos.

Síntese dos debates da 1ª semana de formações

Na segunda-feira, o lançamento da campanha contou com a participação do Secretário de Saúde, João Batista, e com a Secretária de Ação Social, Ana Amélia Medeiros, em que ambos compartilharam um pouco das iniciativas que têm sido implementadas por suas secretarias para o combate à Covid-19 na cidade.

Na terça-feira, dia 01/09, a bióloga, cientista e pós graduanda no Programa de Ciências da Saúde na Fiocruz Minas, Camila Amormino e o Dr. Frederico Figueiredo Amâncio, médico epidemiologista parceiro da Kinross, falaram tudo sobre a Covid-19: o que é o novo coronavírus, causador da doença Covid-19, quais as formas de transmissão, as medidas de prevenção, os diagnósticos existentes e outras dúvidas comuns à população.

Na quarta-feira, encerrando esse primeiro ciclo, Everton Santana, doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) nos contou um pouco sobre o consumo de informações no mundo atual, focando nas fakenews. Para completar, Viviane Alves, chefe do Laboratório de Biologia Celular de Microrganismos da UFMG e coordenadora do projeto de extensão @microUFMG, falou sobre as principais fakenews que circulam na internet em relação ao coronavírus e à Covid-19, desmistificando os mitos e explicando as verdades sobre o assunto.

O que acontece nesta semana

A campanha “Saúde e Cidadania: Proteja-se” foi criada a partir do diagnóstico realizado na fase de pré-implantação do “Programa Integrar Contra a Covid-19: Força Tarefa”. Essa escuta da população apontou a preocupação das/dos entrevistadas/os com o potencial de crescimento dos índices de violência doméstica em Paracatu, uma vez que foi constatada uma tendência nacional de intensificação desse problema social em tempos de pandemia.

Nesse sentido, a campanha dá continuidade às suas ações sensibilizando agentes sociais e a população paracatuense para as violências e violações de direitos. Na terça-feira, dia 08/09, Elisângela Mesquita, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, juntamente com Danielle Rocha, presidente do Programa Lar Familiar, nos contam sobre as principais formas de violência contra a mulher existentes, as campanhas de combate a essas violências que estão sendo realizadas em Paracatu e os canais e meios para realização de denúncias. Na quarta-feira, dia 09/08, a Dra. Ana Bárbara, Promotora da 2ª Promotoria de Justiça de Paracatu, responsável pelas áreas da Criança, do Adolescente, da Educação e Saúde, e Tamara Silveira Barbosa, vice presidente do Conselho Tutelar de Paracatu compartilham informações a respeito das violências e violação de direitos em relação a crianças e adolescentes.

Os dois seminários virtuais previstos sobre a garantia de direitos têm como objetivo enfatizar as formas de realização de denúncias, os canais para tal e o modo de atuação diante de situação de violências. Assim, é uma forma de reforçar a importância de se falar sobre esses assuntos e convocar o público para essa luta, que é importantíssima e precisa de atenção, principalmente no atual contexto pandêmico.

Todos os webinários integram o Programa de Formação e Apoio a Agentes Multiplicadores de Saúde e Cidadania, voltado para representantes de iniciativas sociais locais, as quais foram levantadas pelo Programa durante o diagnóstico junto às comunidades e também ao poder público, por meio da Secretaria de Ação Social. O grupo que participará da formação inclui lideranças comunitárias, religiosas, cidadãos voluntários, professoras(es) da rede pública municipal e estadual, além de equipes de projetos sociais, ou seja, pessoas que atuam em ações diretas com o público em situação de vulnerabilidade social. A formação tem o intuito de qualificar o olhar desses agentes e de suas redes de apoio em relação às violações de direitos e violências e, ainda, com relação aos cuidados de saúde preventiva no combate à disseminação do novo coronavírus.

A despeito de ser direcionada para agentes multiplicadores de saúde e cidadania, os Webinários Informativos abordam temas de suma importância e, assim, são abertos à participação de todos e todas. Segue abaixo o cronograma, com os temas, datas e horários dos encontros virtuais:

Cronograma da 2ª semana de formações

Terça-feira

08/09

19h

Violência contra a mulher: Como identificar, o que fazer quando me deparo com uma situação assim, a quem recorrer.

https://kinross.zoom.us/j/91671981766?pwd=eTlHWEdVNU83NFVPYUVKYlZBNE5yQT09

Senha: 686279

Quarta-feira

09/09

19h

Violência contra a Criança e Adolescente: Como identificar, o que fazer quando me deparo com uma situação assim, a quem recorrer.

https://kinross.zoom.us/j/92172866561?pwd=QnpxY1grbW9HdDBjeTc1Umk4U3Z0QT09

Senha: 781342

A campanha, além dos webinários, conta com a divulgação de conteúdos informativos confiáveis e didáticos por meio de vídeos, spots e posts para redes sociais, bem como em canais exclusivos de comunicação com o público do projeto, tais como listas de transmissão de aplicativos de mensagens. Como material de referência, também foram produzidas cartilhas sobre a Covid-19 e sobre violências e violações de direitos, que foram distribuídas nos principais pontos de referência de saúde e de assistência social de Paracatu.

Tudo isso está disponível na Plataforma do “Programa Integrar Contra a Covid-19: Força Tarefa”, na aba da campanha (http://integrarcontracovid.com.br/saudeecidadania/)

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados