TERRENOS BALDIOS E CALÇADAS NÃO SÃO LIXEIRAS

“O Brasil Imperial tem a consciência de que limpar a cidade é tarefa do poder público, mas acredita que manter a cidade limpa é de responsabilidade de todos.”

 

O hábito de jogar lixo em lotes vagos no Bairro Jóquei Clube tem se mantido apesar das denúncias. Sempre o que a população não quer perto dela arruma um  “jeitinho” prático de se livrar do lixo, mas esquecem que poderão arcar com suas responsabilidades ambientais.

Calçada do supermercado Bretas!
Calçada supermercado Bretas!

 

Lotes vagos no Bairro Jóquei Clube!

 

O munícipio conta com aterro sanitário, caminhões para recolher o lixo, mas infelizmente as pessoas continuam jogando todo tipo de lixo, as margens das estradas e também perto de áreas residenciais, e mediante essas situações, a prefeitura municipal, precisa  intensificar a fiscalização, e quem for pego fazendo o descarte irregular do lixo tem que ser penalizado.

Canteiro na Avenida Olegário Maciel ao lado do ultimo semáforo sentido ao antigo prédio da prefeitura!

Além de causar mau cheiro e atrair vetores de doenças, jogar lixo em terrenos baldios, em margens de estradas e rodovias é crime ambiental (lei 9.605/1998) estando sujeito à multa e/ou detenção.

 

A população pode colaborar com o trabalho da limpeza urbana com ações simples:

  • não jogue lixo ou entulho nas vias públicas, córregos, lotes vagos bueiros e encostas. Além de poluir a cidade, o lixo nas ruas entope bocas de lobo e pode provocar enchentes;
  • embale corretamente seu lixo, em sacolas resistentes, bem fechadas e de tamanho adequado, para evitar que elas se abram e espalhem o lixo nas vias públicas. Lixo não embalado, além de exalar mau cheiro, atrai animais que podem ser portadores de doenças;

Não queime o lixo. Esta prática é proibida.

  • É dever do proprietário do imóvel preservar e manter limpa a calçada em frente ao seu estabelecimento ou residência.
  • Quem produz entulho de construção civil deve dar a destinação adequada para eles, procurando a secretária responsável.
  • Restos de poda e móveis velhos procurem a secretaria responsável para o destino correto.

Lugar de lixo é no lixo. Não jogue lixo no chão.     

 

 

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados