Semana do Meio Ambiente: Agenda Cultural da Cemig tem Mostra e debate sobre o tema

 Semana do Meio Ambiente: Agenda Cultural da Cemig tem Mostra e debate sobre o tema

Música clássica brasileira também é destaque na programação do fim de semana

A agenda do Energia da Cultura desta semana é um passeio pela música e pela sustentabilidade, que está sendo tão discutida nos últimos dias. Do universo erudito brasileiro, temos uma bela demonstração que o Brasil também é um país de música clássica. E para quem ainda se sente inspirado pelos eventos da semana do meio ambiente, a Cemig  convida para uma exposição que coloca em diálogo a natureza e as artes visuais e um bate papo atual sobre etnobotânica e agroecologia.

Confira as atrações na página da Cemig no facebook: https://www.facebook.com/events/305352964558298/

 Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Estreada em 2020, a ópera “Cartas Portuguesas”, do compositor carioca João Guilherme Ripper, revela uma grande força, apoiada em textos de Mariana Alcoforado e na dramaticidade da soprano Camila Titinger e da direção cênica de Jorge Takla. A alegre Sinfonia nº 8 de Beethoven completa o programa sob a direção do regente convidado maestro Roberto Tibiriçá.

  Fundação Clóvis Salgado  – Cefart

Árvores e arvoredos inspiram Mostra CHAMA!, do Cefart, o Educativo da Fundação Clovis Salgado.  A proposta curatorial elaborada pela artista plástica e professora convidada, Celina Lage, aborda o meio ambiente a partir do conceito “árvores e arvoredos” e propõe reflexões acerca de como os corpos se relacionam com eles. De acordo com a curadora, o contexto gerado pela pandemia da Covid-19 influenciou tanto a definição do formato virtual da Mostra, como a escolha em abordar a crise mundial do clima e a promoção da agenda de preservação ambiental.

IEPHA MG

Dentro da programação do Ciclo de Debates e Performances N’Kanda: patrimônio afrodiaspórico em Minas Gerais, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – Iepha apresenta uma conversa que aborda a a etnobotânica e agroecologia. Esses são assuntos  muito  atuais e representativos  na semana de meio ambiente que acabou de acontecer. Dentre as participantes estão Giordanna Camila Bié, bióloga, e Maria Aparecida Dias (Tuquinha), representante da comunidade Chacrinha dos Pretos/Belo Vale.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados