Secretaria de Cidadania e Habitação em ação

 

Entidades se reúnem com a Secretaria de Cidadania e Habitação para serem orientadas a respeito da utilização de recursos

A Secretaria Municipal de Cidadania vem com total respaldo do Executivo Municipal marcando importantes passos, nestes primeiros momentos da gestão do prefeito Igor Santos. Através de uma metodologia de trabalho com vistas à construção de uma consciência real de assistência social, enquanto Política Pública, com a finalidade de propiciar ao indivíduo o seu próprio processo de promoção humana.

Na tarde do dia 7 de janeiro, no auditório do Centro Administrativo, aconteceu uma reunião extraordinária com os representantes de diversas entidades e conselhos com a equipe da Secretaria de Cidadania e Habitação. A pasta tem como secretária a Senhora Ana Maria de Andrade Silva.

A reunião teve como objetivo convocar todas as entidades que receberam recursos do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e do Fundo Municipal do Idoso de Paracatu (FMIP), como a Apae, Associação Guarda Mirim, Associação Esportiva Kada, Fundação Conscienciarte, Projeto Conviver de Braços Abertos Para Você, Lar São Vicente de Paulo, entre outros.

A secretária Ana Maria revela que os recursos foram disponibilizados ainda em 2020, pela equipe de transição do governo, e que para garantir a sua utilização é preciso adequar alguns documentos e projetos. Ela destaca que é preciso estar atento aos prazos e à legislação vigente. As entidades devem ser orientadas em como proceder no momento de abrir o sistema, de pedir a prorrogação do plano de trabalho, para que ela não venha a ser penalizada e seja preciso devolver o recurso.

A Secretaria irá desenvolver um plano com metas a serem cumpridas a curto e longo prazo. Assim que houver um planejamento, a pasta irá realizar um trabalho corpo a corpo, juntos às instituições, e buscar parcerias com o Estado e União.

Na perspectiva de Ana Maria, o trabalho da ação social será humanizado. Ela acredita que Paracatu avançou no tema, mas diz que é preciso atuar fortemente nas áreas carentes e avançar ainda mais. “Quando se trata de pessoas é preciso ter sensibilidade, porque lá estão os mais vulneráveis. Então, o gestor tem que ser muito sensível a este público e buscar soluções para tirá-lo da situação que ele se encontra”, acredita.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados