Sebrae apresenta ensinamentos de empreendedorismo e superação na pandemia com atriz Cida Mendes

Com apoio do Sebrae para planejar o negócio, a atriz abriu a Casa da Concessa que, além de restaurante, também oferece opções de lazer e diversão na região de Paracatu, em Minas Gerais

A última live do Sebrae neste ano foi marcada pela alegria com a apresentação da empreendedora e atriz Cida Mendes, conhecida pela personagem Concessa. De forma leve e descontraída, ela compartilhou sua história de empreendedorismo e superação com a Casa de Concessa, que comanda ao lado de sua companheira, Consuelo Ulhoa, nas margens da BR-040, na região de Paracatu (MG). A live “Tecendo prosa sobre Empreender” teve um cenário montado para a atriz interpretar a personagem Concessa e compartilhar alguns ensinamentos sobre empreendedorismo e sobre o período da pandemia.

De um jeito irreverente, a personagem Concessa comparou a gestão de uma empresa com ter um filho. “É preciso ter responsabilidade e um cuidado todo especial nos primeiros anos, bem como fazer um planejamento ao abrir a empresa. Também é importante fazer o pré-natal do negócio no Sebrae, que vai dar o suporte necessário para enfrentar as dificuldades”, recomendou.

Segundo Concessa, os dias de lockdown foram importantes para momentos de reflexão e de mudança de pensamento. “Para mim, o verbo mais conjugado na quarentena foi o simplificar. Foram nas coisas mais simples que buscamos o contentamento com as pequenas alegrias que conseguimos ter. Foi um tempo de muitos “re”, com renovar a horta, replantar jardim, reformar galinheiro, remexer nos guardados, retirar os excessos, reinventar”, falou com o sotaque mineiro marcante.

Durante a apresentação virtual, a atriz também abordou temas como a importância de um plano de negócios alinhado a um plano de vida. Ela compartilhou o método japonês Ikigai de forma divertida, explicando a necessidade do empreendedor encontrar um propósito para o seu negócio. Cida também explicou como enfrentou o período da pandemia com o apoio fundamental dos colaboradores e implementou os protocolos de retomada das atividades elaborados pelo Sebrae.

“Foram três meses de muitas incertezas, onde eu tentei enxergar a sorte em algumas coisas para animar o nosso time. Foi fundamental criar uma relação de confiança entre todos nós. Nossa primeira sorte foi ter essa equipe comprometida e disposta a reaprender como seria trabalhar com esses protocolos de segurança que foram passados para nós pelo Sebrae. Com isso, ninguém pegou nem gripe e acabamos evitando também outras doenças”, destacou.

No final da live, a atriz ainda teve um bate papo com a analista do Sebrae, Ana Canedo, que destacou a oportunidade de homenagear todos os empreendedores que enfrentaram um ano difícil. “Gostaria de dizer que o Sebrae é pelo país não só porque está presente em todo o Brasil, mas também porque nos colocamos ao lado dos empreendedores brasileiros para ajudá-los a realizar o sonho de ter seu próprio negócio, gerando renda e empregos”, declarou a analista.

Antes da Casa de Concessa, Cida e Consuelo já tinham uma pequena experiência no ramo com um restaurante-teatro, onde nasceu a personagem. Mas foi apenas depois de ser reconhecida nacionalmente como humorista que o negócio realmente se consolidou onde funciona atualmente. “Fizemos uma consultoria no Sebrae local com uma previsão de quatro anos. Os dois anos foram bem difíceis, mas como o Sebrae previu, tivemos o retorno esperado”, contou. Segundo Cida, durante a pandemia, o canal do Youtube cresceu e as redes sociais foram importante canal para manter o relacionamento com o público e com os clientes do restaurante.

Para quem quiser conferir a live gravada, basta clicar aqui.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados