Promoção de educação antirracista é objetivo de projeto de extensão do IFTM

A partir de estudo de obras de autoria negra, projeto “Escurecendo o Pensamento” inicia em abril e segue até setembro

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), por meio do Grupo de Estudo e Pesquisa “Quilombo Neabi” (GEPQUIN) do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) também do Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico e do NEABI Campus Uberlândia, inicia o projeto de extensão “Escurecendo o Pensamento” com objetivo de promover educação antirracista por meio de implementação da lei nº 10639/2003, que estabelece diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.

O projeto consiste em estudo e análise de obras de autoria negra. Capítulos pré-selecionados serão lidos pelos participantes, que se encontrarão quinzenal e virtualmente em fóruns de discussão pela plataforma Google Classroom. Posteriormente, para socialização das ideias discutidas, estudos abertos serão realizados bimestral ou trimestralmente pelo Google Meet.

Talita Lucas Belisário, presidente do NEABI do IFTM Campus Uberlândia e uma das idealizadoras do projeto, explica que o “Escurecendo o Pensamento” originou-se e foi estruturado dessa forma, pois é urgente entender que o modelo universal de ciência é branco, visto que quem possui o privilégio social possui também o privilégio epistêmico, “por isso a necessidade de escuta da produção intelectual narrada por pessoas negras”, destaca.

Assim, reforça a importância de participação de todos os segmentos da sociedade nos encontros, em especial de docentes, não só do IFTM, mas de todo o país, uma vez que são figuras centrais nos processos educacionais, necessitando de formação e aperfeiçoamento constantes.

Em uma terceira etapa, para maior divulgação das leituras e reflexões junto aos públicos, ocorrerão dois eventos de extensão com transmissão ao vivo pelo canal do IFTM no YouTube: “Desmistificando a Abolição”, no dia 13 de maio, e “A gosto do Negro”, ao longo do mês de agosto. Sobre eles, mais informações serão divulgadas posteriormente.

Além de servidores e estudantes do IFTM, comunidade externa também pode participar das atividades do projeto, que são gratuitas. Para as duas primeiras etapas são ofertadas 50 vagas, a inscrição é única e interessados devem se manifestar por meio de envio de e-mail para neabi.udi@iftm.edu.br até dia 14 de abril. Após, receberão formulário de inscrição onde informarão seus dados.

O projeto “Escurecendo o Pensamento” terá duração inicial de 6 meses, com início em 16 de abril – primeiro fórum de discussão – e término em setembro, com previsão de ser estendido por mais 6 meses.  A participação é certificada e a carga horária total é de 60 horas, assim distribuídas: 4 horas quinzenais nos fóruns de discussão, totalizando 48 horas, e mais 12h nos eventos online citados acima.

Mais informações: https://iftm.edu.br/noticias/index.php?id=10954

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados