Prefeitura de Paracatu lança Central de Controle e Suporte à Vacinação contra Covid-19

 

 

Equipe de enfermeiros e técnicos está capacitada para sanar dúvidas da população pelo telefone e apoiar as unidades Básicas de Saúde

A prefeitura de Paracatu está operacionalizando uma Central de Controle e Suporte à Vacinação. Voltada para acompanhar a aplicação das doses da vacina contra a Covid-19, a Central conta com uma equipe formada por enfermeiros e técnicos de enfermagem. Ao todo, são seis profissionais capacitados para sanar as dúvidas da população sobre a vacinação. As dúvidas serão esclarecidas pelo telefone (38) 3679-0477, de 07h às 18h. A Central já está funcionando.

Outra atribuição da equipe é o controle sobre as doses de vacina recebidas e as que já foram aplicadas. Como a imunização é feita em duas etapas, é necessário manter uma rígida organização de informações sobre quem recebeu a primeira aplicação e a data da segunda dosagem. Além disso, o intervalo entre as duas doses muda dependendo do fabricante. No caso da Coronavac, por exemplo, a distância entre as duas aplicações é de 14 a 28 dias. No caso da Astrazeneca, o intervalo entre as doses é de três meses.

Além da organização da campanha de vacinação, a Central dará suporte à equipe de Atenção Primária da Secretaria de Saúde na aplicação das doses. Para toda cobertura da extensão territorial de Paracatu, a central organizou quatro áreas de atuação estratégica. Uma delas vai atuar exclusivamente na zona rural e as outras três na zona urbana.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a campanha de vacinação está em sua primeira fase. Nesta etapa, estão sendo imunizados idosos em asilos e os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do enfrentamento à Covid-19. A pasta ressalta que para conter a disseminação do vírus na cidade é fundamental: manter o distanciamento social, usar corretamente as máscaras e higienizar constantemente as mãos.

 

Assessoria de Comunicação

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados