Prefeitura de Paracatu firma parceria com Depen e receberá nova unidade penitenciária

 Prefeitura de Paracatu firma parceria com Depen e receberá nova unidade penitenciária

Na manhã desta segunda-feira (22), a Prefeitura de Paracatu firmou parceria com o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG). O acordo tem como objetivo reorganizar as unidades prisionais do Noroeste, construindo em Paracatu uma repartição penitenciária regional que será referência na ressocialização de internos. A estrutura que será construída no município receberá um investimento de aproximadamente 25 milhões, comportando cerca de 388 detentos em uma área de 32 hectares.

“É importante lembrar que dentro dos grupos de internos, nós possuímos profissionais de diversas áreas. Muitas vezes, esperando uma oportunidade para retomar suas vidas. Por isso, desempenhamos um trabalho gradual de recolocação social, tendo em vista que essas ações diminuem consideravelmente o nível de reincidência”, afirma Rodrigo Machado, diretor geral do Depen.

As técnicas utilizadas pelo Depen-MG no processo de reinserção social são baseadas em quatro pilares: Economicidade, Apoio aos Municípios, Ações Sociais e Geração de Receita. Assim, o trabalho desenvolvido pelos internos une o setor público e privado, contribuindo de forma ampla com a sociedade.

O desafogamento do sistema prisional é outro pilar importante. Por isso, as políticas sociais adotadas nas unidades penitenciárias do Depen-MG utilizam a profissionalização e recolocação dos internos como parte do processo de reinserção social. Com a diminuição das penas  e dos índices de reincidência, as unidades prisionais não se sobrecarregam e conseguem manter o nível de qualidade.

É um novo tempo para a Segurança Pública de Paracatu.

 

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados