SAMU: Base do Serviço de Atendimento Médico de Urgência está quase pronta

O SAMU de Paracatu será inaugurado ainda neste semestre

Nesta terça-feira (23), o secretário de saúde de Paracatu, Vinícius Biulchi, acompanhado da equipe de engenharia e do secretário de saúde de Vazante, Gabriel Rosa, apresentou a base do Serviço de Atendimento Médico de Urgência SAMU (192), que  está quase pronta para receber a estrutura e iniciar os trabalhos de atendimento à população.

 A base do Samu de Paracatu está sendo instalada em conjunto com a sede do 4º Pelotão do Corpo de Bombeiros, na rua Bento Pereira Mundim, no Centro da Cidade, e vai ser inaugurada ainda neste semestre. A unidade terá uma central de atendimento, setor administrativo e duas ambulâncias, sendo uma básica (viatura tripulada por um Técnico em Enfermagem e um Condutor Socorrista, ambos com treinamento para situações de emergência) e uma avançada (tripulada por três pessoas, um Condutor Socorrista, um Enfermeiro e um Médico). A previsão é de contratar uma média de 20 profissionais das áreas de saúde e administrativa, por meio de processo seletivo, que será amplamente divulgado.

 Segundo Biulchi, a unidade está toda estruturada, só faltam finalizar os últimos ajustes com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada Noroeste CISREUNO. “O Samu  é uma grande conquista e vai ajudar toda a população da nossa cidade. Este é um serviço fundamental para auxiliar nas urgências médicas para o pré-atendimento hospitalar. Estamos otimizando a saúde de Paracatu”, disse.

O secretário de saúde de Vazante, Gabriel Rosa, fez questão de conhecer a base do Samu, pois, o município também será contemplado em breve. “Paracatu tem se sobressaído, neste momento de pandemia e, com certeza, a administração do prefeito Igor Santos e a secretaria de saúde têm sido um espelho para toda a região. Conheci também a estrutura do Hospital Municipal, vou levar os exemplos daqui para nossa cidade. Paracatu está de Parabéns”.

 SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São consideradas urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras.

É um serviço gratuito, que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado por uma Central de Regulação das Urgências. Realiza os atendimentos em qualquer lugar (residência, trabalho, vias públicas) e conta com equipes que reúnem  médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados