Parque Estadual de Paracatu recebe mais de 180 mil novas árvores

 Parque Estadual de Paracatu recebe mais de 180 mil novas árvores

Via 040 implanta no local o projeto Raízes para o Futuro; Projeto irá propiciar a restauração florestal e a produção de água;

thumbnail_Raízes para o Futuro Parque de Paracatu - Área do plantio em 2019 a Parque de Paracatu - Área do plantio em 2019 b Parque de Paracatu - Área do plantio em 2019

Dezembro de 2019 – A Via 040, empresa do Grupo Invepar, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), iniciou o plantio e a manutenção de 184 mil árvores de espécies nativas do Cerrado, no Parque Estadual de Paracatu (PEP). O projeto, denominado Raízes para o Futuro, irá contribuir para a restauração florestal de uma área de 112 hectares do parque. O projeto, iniciativa da concessionária Via 040, tem por objetivo contribuir para a conservação ambiental, propiciando a produção de água, o desenvolvimento da flora e a proteção da fauna nas regiões beneficiadas.

 Para escolha dos locais, a empresa buscou estabelecer parcerias com órgãos ambientais e instituições de ensino, como o Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF), Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Goiás (Semad-GO) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

 Em Minas Gerais, o projeto está em andamento no Parque Estadual de Paracatu (PEP), localizado às margens da BR-040, e na Fazenda Experimental Chapéu D’Uvas, da Universidade Federal de Juiz de Fora, localizada no município de Ewbank da Câmara (MG). Em Goiás, o projeto está em execução no Parque Estadual João Leite, em Goiânia (GO). Iniciado em outubro deste ano, os três locais irão receber, ao todo, mais de 450 mil novas árvores. A Via 040 irá garantir, pelos próximos 3 anos, a manutenção, o acompanhamento e o desenvolvimento das árvores.

 “Elaboramos o Projeto Raízes para o Futuro com o objetivo de ir além do atendimento de condicionantes ambientais. As árvores estão sendo plantadas próximas a mananciais, com a premissa de que a produção de árvores propicia a produção de água, esse recurso natural tão fundamental para o meio ambiente e para as gerações futuras”, destaca Rejane Ferreira, coordenadora de Meio Ambiente da Via 040.

 Bosque Escola

 Na área do parque também será construído um Bosque Escola, iniciativa do Parque Estadual de Paracatu voltada para a educação ambiental de crianças e jovens da rede de ensino do município e da região. Para celebrar o início do Projeto Raízes para o Futuro e a criação do Bosque Escola, a Via 040 e a gerência do parque vão promover, neste domingo (8/12), um evento de plantio de 800 árvores nativas em uma área aproximada de 5.000m2, com a participação, também, de voluntários do Rotary International de Paracatu.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados

Leave a Reply