Paracatu mobilizada pela preservação dos mananciais

 Paracatu mobilizada pela preservação dos mananciais

Desenvolvimento coletivo das ações beneficia a preservação dos cursos d’água, proporcionando qualidade de vida aos moradores

thumbnail_Inauguração do sistema de captação de água na fazenda Dobeira, em março de 2019 thumbnail_Fazenda Dobeira e sistema de captação de água de chuva

A preservação dos recursos hídricos e a prática coletiva de atitudes sustentáveis refletem de maneira positiva na condição de vida da população e os resultados podem ser surpreendentes. Em prol da garantia da quantidade e qualidade da água em Paracatu, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), junto ao Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia), vem desenvolvendo ações no município, por meio do programa Pró-Mananciais.

Desde 2017, empregados da Companhia e parceiros locais que compõem o Colmeia executam ações previstas no programa em favor da preservação do ribeirão Santa Isabel, responsável por grande parte do abastecimento da cidade, e de outros recursos hídricos.

Dentro das atividades, foi realizada a oficina de construção do sistema de captação e reservação de água de chuva, implantado na Fazenda Dobeira; a execução das ações de cercamento para a proteção de nascentes e Áreas de Preservação Permanente (APPs), além do plantio de mudas em regiões de mata ciliar.

As comunidades Nolasco e Soares também foram contempladas pelo Pró-Mananciais para receber as tecnologias de um Sistema Agroflorestal, um Biodigestor e a construção de mais três sistemas de captação e reservação de água de chuva de 20 mil litros cada. A implantação das tecnologias está prevista para o início de 2020 e será realizada em parceria com a Fundação Banco do Brasil.

Além das ações às margens do ribeirão Santa Isabel, também são promovidas constantes intervenções de educação, mobilização e sensibilização quanto à responsabilidade ambiental na área urbana. Para o paracatuense e coordenador do Colmeia, Luís Ubaldo, “o Pró-Mananciais veio para trabalhar, junto com a comunidade, a questão ambiental e a importância de preservar a natureza na bacia do Santa Isabel. Isto é fundamental para a transformação da realidade hídrica e ambiental da cidade”, afirma.

E, de fato, todo o trabalho realizado para a melhoria e preservação das águas de Paracatu, só serão eficientes se houver uma conscientização de todos para o assunto, como também afirma o integrante do Colmeia e Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paracatu, Antônio Eustáquio. “A população deve contribuir utilizando somente o necessário de água, sem desperdício, e fazendo com que o esgoto dos imóveis seja direcionado para a rede de esgotamento regular, para a coleta e o devido tratamento pela Copasa, não sendo despejado diretamente nos cursos d’água. O saneamento básico de primeira qualidade é importante porque muitas doenças são de veiculação hídrica, e podem ser adquiridas por meio da água”, ressalta.

Pró-Mananciais e Colmeia

Implantado em aproximadamente 190 municípios mineiros, o Pró-Mananciais é um programa ambiental criado pela Copasa e desenvolvido em parceria com os Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeias), atuando em prol preservação e revitalização dos recursos hídricos utilizados pela Companhia para o abastecimento público do estado. Em Paracatu, o Colmeia foi formado em 2017, registrando o interesse comum de órgãos públicos, instituições, ONGs e empresas do município em preservar o meio ambiente e contribuir para o desenvolvimento ecológico e sustentável da cidade.

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados

Leave a Reply