O Ministério da Cidadania, Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil, Associação Imagem Comunitária e Kinross convidam para:

 O Ministério da Cidadania, Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil, Associação Imagem Comunitária e Kinross convidam para:

IMG_20191210_154841_180

 VITRINE EXPRESSARTE – O coletivo Expressarte realiza o lançamento do primeiro guia cultural feito por jovens, de maneira totalmente colaborativa, em Paracatu. O evento de lançamento do “Cola em Paracatu” foi intitulado Vitrine Expressarte, pois também conta com uma mostra de talentos das e dos jovens artistas participantes do coletivo, uma espécie de vitrine onde as pessoas poderão conhecer os trabalhos das e dos jovens Expressarte. O Vitrine acontece no próximo dia 14 de dezembro, a partir das 16h, na Casa Kinross. Além de contar com shows, exposições de arte e teatro, haverá um pequeno coquetel de lançamento e distribuição gratuita da publicação.

 O coletivo Expressarte reúne jovens de 15 a 29 anos de diversas regiões da cidade. Foi formado no ano de 2019, no âmbito do projeto Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil (RCPJ), realizado pela Associação Imagem Comunitária (AIC) e patrocinado pela Kinross via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

PROGRAMAÇÃO

As e os artistas do coletivo Expressarte terão a oportunidade de expor suas obras e talentos para todo o público presente, apresentando um pouco do objetivo do coletivo e do protagonismo juvenil que exercem a cada ação do projeto RCPJ.

Teatro

Sinopse da peça: dois palhaços em esquetes clássicas tentam desvendar o grande segredo de uma mala. O texto escrito e dirigido por Alan Aragão tem a missão de falar

sobre o Guia “Cola em Paracatu”, de uma maneira lúdica e cômica, junto de seus atores Weryk e Elson.

Exposição de artes

Artistas expositores:

Samuel Soares é músico, designer, desenhista e skatista paracatuense. Seu objetivo é mostrar a cultura jovem popular através de suas rimas e de sua arte.

Thays Martins é pintora, designer, ilustradora e extremamente criativa. Seu objetivo é levar aquilo que tem como arte para além da imaginação, mas a presente representação visual ou material.

Rodrigo Cardoso: a primeira caixa de lápis de cor de Rodrigo foi dada por sua mãe. Desde então, o jovem artista dá vida e cor às formas que expressam sentimentos, histórias, pensamentos. Rodrigo também gosta da oportunidade de criar o lúdico – isso o fascina. É nas ilustrações que ele investe a maior parte de seu tempo. Seja com aquarela, lápis grafite em papel, tinta a óleo, lápis pastel seco, carvão vegetal ou lápis de cor.

Rita de Cássia é uma amante da astrofísica e uma ilustradora nata, com isso, garantiu muito conhecimento – o suficiente para engajar-se socialmente na disseminação desse tema para jovens de sua idade, utilizando as múltiplas artes para representar a sua paixão.

 Apresentação musical

Samuel fará algumas de suas belíssimas apresentações musicais, utilizando violão durante a exposição.

 Sobre o projeto Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil

O projeto Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil é uma iniciativa da Associação Imagem Comunitária – AIC, realizada por meio de recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura via patrocínio da Kinross. O projeto tem como principal objetivo formar jovens agentes mobilizadores de cultura na cidade de Paracatu. Ou seja, traz as e os jovens para o centro da ação de reflexão e intervenção na cultura da cidade, de maneira que elas e eles sejam protagonistas nos processos de fomento, renovação e movimentação cultural em Paracatu. A trajetória formativa proposta dentro do projeto

consiste em duas etapas: 1. O mapeamento e sistematização de iniciativas e manifestações culturais paracatuenses em um guia cultural feito pelas mãos das e dos jovens; 2. A criação de uma agenda cultural para a cidade com a cara das juventudes locais, mas que, ao mesmo tempo, dialogue com as iniciativas mapeadas para o guia cultural.

 Sobre a Associação Imagem Comunitária

A Associação Imagem Comunitária (AIC) nasceu em 1993, com a TV Sala de Espera – projeto de extensão do Curso de Comunicação Social da UFMG que implementou uma experiência de TV comunitária voltada à educação para a saúde. Em 26 anos de atuação, a entidade tem se dedicado ao desenvolvimento das mais variadas metodologias de construção do diálogo em processos de mobilização social e educação para a cidadania e de empoderamento de sujeitos com vistas à construção do desenvolvimento humano pleno. Nessa perspectiva, a AIC já realizou centenas de projetos e programas nos campos da Educação, Cultura e Mobilização Social, Desenvolvimento Local Sustentável, Educação Ambiental e Promoção da Saúde. Ao longo de sua trajetória, consolidou uma rede composta por mais de 500 parceiros, entre empresas, organizações públicas, movimentos e fóruns de promoção da cidadania. Seu trabalho é reconhecido por mais de 30 prêmios nacionais e internacionais, concedidos por organizações como a ONU Cidades, UNICEF e UNESCO.

Serviço “Vitrine Expressarte”

Data e horário: dia 14 de dezembro, das 16h às 18h30.

Local: Casa Kinross, na rua Rio Grande do Sul, número 700.

A entrada é gratuita!

Programação do evento:

1. Abertura – 16h10: cerimonial de boas-vindas, conduzido por Kayllane Santos.

2. Primeira fala institucional – 16h20: fala da analista de relacionamento com a comunidade da Kinross.

3. Segunda fala institucional – 16h30: fala da coordenadora da Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil, representando a Associação Imagem Comunitária.

4. Terceira fala institucional – Fala de Alan Aragão, representando o coletivo Expressarte.

5. Fala Cerimonial – 17h: breve sinopse da atração seguinte.

6. Primeira atração – 17h10: teatro do grupo “Assim Surge”.

7. Fala Cerimonial – 17h30: fala breve sobre o objetivo da exposição.

8. Segunda Atração – 17h45: apresentação musical.

9. Terceira Atração – 18h10: exposição das artes do coletivo Expressarte.

10. Fala cerimonial – 18h30: fala sobre o Guia Cultural “Cola em Paracatu”, anúncio do lançamento e distribuição gratuita do guia;

11. Coquetel de lançamento do Guia “Cola em Paracatu” – 18h40: distribuição do Guia Cultural e um pequeno coquetel.

CONTATOS

Assessoria de Imprensa do Coletivo Expressarte:

Gabriel Ribeiro 38 9 9749-8863

Referência imprensa para o projeto Rede de Cultura e protagonismo Juvenil:

Gracielle Fonseca 38 9 9989-3349

 ‘

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados

Leave a Reply