Orquestra Ouro Preto apresenta “Lendas do Rock” em Paracatu

 Orquestra Ouro Preto apresenta “Lendas do Rock” em Paracatu

 

Concerto que une clássicos do Queen, Pink Floyd, Metallica, Guns, entre outros, terá única apresentação no dia 2 de setembro, sábado, às 19h30, com entrada franca

A Orquestra Ouro Preto está de volta a Paracatu trazendo na bagagem uma seleção dos maiores clássicos da história do rock! A formação mineira vem prestando tributos a grandes ícones do gênero ao longo de sua trajetória, sempre com plateias lotadas. “Lendas do Rock” eleva essa experiência à máxima potência com grandes sucessos de algumas das maiores bandas de todos os tempos. O concerto, que faz parte da programação do Integrar na Praça, com patrocínio da Kinross, terá única apresentação no dia 2 de setembro, sábado, às 19h30, na Avenida Olegário Maciel, próximo à antiga prefeitura da cidade. A entrada é franca.

Fãs de diversas bandas que marcaram a história da música do século XX, de Beatles a Nirvana, já foram presenteados com as versões sempre surpreendentes e com a marca da excelência e da versatilidade que a Orquestra imprime. Mas não foram nada raros os pedidos para que o próximo tributo fosse a este ou aquele outro grupo. A solução foi unir um verdadeiro panteão de roqueiros para criar um repertório que desfila sucessos que ultrapassaram a barreira do tempo.

O setlist abre espaço para o quarteto de Liverpool, que nunca pode faltar a uma celebração dessas, assim como para os Rolling Stones, que já foram homenageados pela Orquestra em outros trabalhos. Mas soma a eles a força dramática do Queen em sua “Bohemian Rapsody”, a genialidade de Jimmy Page e Robert Plant no Led Zeppelin, que em 1971 deram à luz a nada menos que “Stairway To Heaven”, que passeia entre o acústico e o elétrico com a simplicidade dos gênios.

O repertório ganha peso com “Enter Sandman”, do Metallica, e já convida o Deep Purple e um dos riffs mais icônicos de guitarra presente em “Smoke on the Water” para entrar em cena, seguidas por canções do Guns N’ Roses e do Pink Floyd, mostrando toda a diversidade e qualidades musicais desse tal de rock n’ roll que simplesmente mudou a história.

“O espírito rock n’roll permeia a história da Orquestra Ouro Preto. Acredito que o que define o gênero está relacionado com a atitude transgressora, com a personalidade. E essa ousadia está incrustada em nossa direção artística e ações que visam quebrar barreiras e vencer tabus”, afirma o maestro Rodrigo Toffolo, regente titular e que, vez ou outra, é visto com suas camisas do Nirvana, Beatles e outras bandas.

Paracatu é a primeira parada do concerto que estreou em julho em Belo Horizonte com ingressos esgotados e contou com um público animado, que reagia de forma entusiasmada a cada novo hino do rock interpretado pelos instrumentistas da Orquestra.

A apresentação da formação mineira e toda a programação do Integrar na Praça será um momento para reunir a família, os amigos e se divertir por meio de diversas atividades de cultura, educação e lazer.

“A música da Orquestra Ouro Preto é um presente para a nossa cidade neste dia tão especial em que compartilhamos e reforçamos o nosso compromisso de promover o acesso à educação, lazer, cultura e espaços de interação para a comunidade”, afirma Ana Cunha, diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross.

A ORQUESTRA

Uma das mais prestigiadas formações orquestrais do país, a Orquestra Ouro Preto tem como diretor artístico e regente titular o maestro Rodrigo Toffolo. Premiado nacionalmente, o grupo vem se apresentando nas principais salas de concerto do Brasil e do mundo. Criada em 2000, a Orquestra Ouro Preto tem atuação marcada pelo experimentalismo e ineditismo, sob os signos da excelência e da versatilidade.

Em sua trajetória, destaca-se a presença em todo o território nacional e nas principais capitais do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Manaus, Curitiba, Porto Alegre, João Pessoa, Salvador e Natal. No exterior, sua qualidade foi comprovada em turnês de sucesso, com presença de grande público em apresentações na Inglaterra, Portugal, Espanha, Argentina e Bolívia.

Possui diversos trabalhos registrados em CD e DVD: “Latinidade” (2007), “Oito Estações – Vivaldi e Piazzolla” (2013), “Valencianas: Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto (2014)”, “Antonio Vivaldi – Concerto para Cordas” (2015), “Orquestra Ouro Preto – The Beatles” (2015), “Latinidade: Música para as Américas” (2016), “Música para Cinema” (2017), “O Pequeno Príncipe” (2018), “Suíte Masai” (2019), “Quem Perguntou Por Mim: Fernando Brant e Milton Nascimento” (2019), “Gênesis: João Bosco e Orquestra Ouro Preto” (2022) “Valencianas II” (2022) e “Orquestra Ouro Preto: A-ha” (2023).

Em sua discografia, destaca-se o Prêmio da Música Brasileira 2015, na categoria Melhor Álbum de MPB, a indicação ao Grammy Latino 2007, como Melhor Disco Instrumental por “Latinidade”, e a distribuição mundial dos discos “Latinidade – Música para as Américas” e “Antonio Vivaldi – Concerto para Cordas” pela gravadora Naxos, a mais importante do mundo dedicada à música de concerto. Com foco na pesquisa e valorização de referências musicais, a Orquestra Ouro Preto tem como proposta a oferta de uma programação permanente e o desenvolvimento de repertório diversificado em gênero e época, buscando a formação e a ampliação de público.

SERVIÇO

Orquestra Ouro Preto: Lendas do Rock em Paracatu

Data: 2 de setembro de 2023

Horário: Às 19h30

Local: Avenida Olegário Maciel (perto da antiga prefeitura)

Ingressos: Entrada franca

Informações: www.orquestraouropreto.com.br

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados