Projeto Moradores começa a registrar histórias dos paracatuenses nesta terça-feira (29/8)

 Projeto Moradores começa a registrar histórias dos paracatuenses nesta terça-feira (29/8)

 

Projeto cultural vai gravar as histórias dos moradores em praças do centro da cidade e dos bairros Santana e Paracatuzinho, de terça-feira (29/08) a sábado (02/09). 

O resultado será apresentado durante o aniversário de Paracatu, em outubro, com uma exposição de retratos e a exibição de cinema no entorno da Igreja do Rosário

Uma grande homenagem às pessoas que vivem em Paracatu e suas histórias de amor pela cidade. Isso acontecerá com a realização de uma edição do Projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio, uma iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais. Trata-se de uma ação de ocupação do espaço público com exposições fotográficas, exibição de filme documentário e ações voltadas à Educação Patrimonial. Visa valorizar as memórias afetivas e as histórias dos moradores de Paracatu como sendo o maior patrimônio que a cidade pode ter.

Para isso, uma equipe de fotógrafos, videomakers e jornalistas estará com uma tenda montada para fotografar e entrevistar os moradores. A tenda ficará montada na Avenida Olegário Maciel, próxima à antiga prefeitura, na terça-feira (29/08) e na quarta-feira (30/08), na Praça Júlia Camargo (Paracatuzinho), na quinta-feira (01/09) e na Praça do Santana, na sexta-feira (01/09) e no sábado (02/09), sempre das 9h às 17h. Qualquer pessoa pode chegar e participar.

Exposição de retratos e sessão de cinema |

As histórias contadas e as fotografias serão transformadas em uma exposição com retratos dos moradores em grande formato (12 painéis de 4m x 2 m), que ficará montada no entorno da Igreja do Rosário, durante as festividades de aniversário de Paracatu, no mês de outubro. A programação também inclui uma noite de exibição do filme documentário, a montagem de um varal fotográfico, roda de conversa sobre “Memória e Patrimônio” e a apresentação de artistas e grupos culturais paracatuenses.

A edição do Projeto Moradores em Paracatu foi viabilizada com recursos de Termo de Ajustamento de Conduta firmado pelo Ministério Público de Minas Gerais. Tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultural e da Casa de Cultura de Paracatu.

“Trazer o projeto para Paracatu, quando a cidade completa 225 anos, é um presente, e ao mesmo tempo, uma forma de lembrar que a verdadeira riqueza dessa cidade são seus moradores. Pelo viés de Educação Patrimonial, de valorização da memória, o MPMG também cumpre sua missão de defender os patrimônios paracatuenses, sejam eles materiais ou imateriais”, disse a promotora de Justiça da Comarca de Paracatu, Mariana Duarte Leão.

Projeto Moradores (www.projetomoradores.com.br) é uma produção da NITRO Histórias Visuais (www.nitroimagens.com.br), de Belo Horizonte/MG. Criado em 2012, já passou por cinco estados brasileiros e 28 territórios. Fotografou e registrou a história de aproximadamente 4.000 pessoas. É vencedor do Prêmio Rodrigo Melo Franco, maior premiação nacional dedicada à promoção do Patrimônio Cultural do Brasil.

SERVIÇOS

 

Projeto Moradores – A Humanidade do Patrimônio | Etapa Paracatu

 

Tenda para registro da história dos moradores

Locais e datas | de 09h às 17h

Avenida Olegário Maciel (próximo à antiga prefeitura) | 29 e 30/08 (terça e quarta-feira)

Praça Júlia Camargo (Paracatuzinho) | 31/08 (quinta-feira)

Praça da Igreja do Santana | 02/09 (sábado)

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados