FLIPARACATU ENTREGA PRÊMIO DE REDAÇÃO EM SUA PRIMEIRA EDIÇÃO

 FLIPARACATU ENTREGA PRÊMIO DE REDAÇÃO EM SUA PRIMEIRA EDIÇÃO
O I Fliparacatu premiou neste sábado, 26/08, os estudantes vencedores do Prêmio de Redação promovido pelo Festival. Esta edição contou com a participação de 26 escolas, tanto municipais quanto estaduais e particulares, dos ensinos infantil, fundamental e médio.
O tema escolhido para a concepção das redações é o mesmo do tema do Festival, que nesta edição é “Arte, Literatura e Ancestralidade”. Essa conexão entre o Fliparacatu e o prêmio fortalece a integração dos participantes e estimula reflexões criativas e relevantes. A inspiração para o concurso, juntamente ao tema, foi a mostra “Portinari Negro”, exposta desde maio na Praça da Matriz, no centro histórico de paracatu. As escolas e a organização do Fliparacatu promoveram visitas dos alunos à exposição.
A mostra conta com 42 reproduções de obras de Candido Portinari que retratam a realidade de grande parte da população negra no Brasil à sua época, exibidas em estruturas de dois a três metros de altura, dando a ideia de um museu a céu aberto. Para a exposição, as obras foram feitas em lonas impressas, com os arquivos fornecidos pelo Projeto Portinari, que, há 44 anos, cuida do acervo e da preservação da memória da vida e obra do pintor e visa não só atender a estudantes, pesquisadores e o público em geral, mas também democratizar o acesso ao legado pictórico, ético e humanista de Portinari.
Vencedores do Prêmio de Redação junto a seus professores, aos autores convidados e às autoridades municipais (Foto: Ranch Films)
Foram cinco as categorias premiadas: a modalidade desenho abrangeu crianças entre 4 e 5 anos e 6 e 8 anos. As demais categorias competiram na modalidade de redação, abrangendo crianças de 9 a 11 anos; 12 a 14 anos; e 15 a 18 anos. Cada uma premiou do 1° ao 3° lugar, totalizando 6 desenhos e 9 redações. Confira, abaixo, o nome de todos os ganhadores. Para conferir suas produções, é só clicar em seus nomes.
CATEGORIA 1: DESENHO DE 4 A 5 ANOS
1º Lugar : Benjamin Cunha – Colégio Dom Elizeu Van De Weijer
2º Lugar : Ana Laura Mendes Moreira – Colégio Atenas
3º Lugar : Eloá Gotlib Rezende – E.M. Lucia Gonçalves
CATEGORIA 2 – DESENHO DE 6 a 8 ANOS
1º Lugar : Júlia De Paula Oliveira Ferreira – Colégio Dom Elizeu Van De Weijer
2º Lugar : Sofia Emanuele Pereira Dos Santos – E.E. Afonso Arinos
3º Lugar : Letícia Moizes Lima –  E.E. Doutor Sérgio Ulhoa
CATEGORIA 3 – REDAÇÃO DE 9 A 11 ANOS
1º Lugar : Sofia Soares Borges – E.E. Doutor Sérgio Ulhoa
2º Lugar : Rodrigo Tibério Da Cruz – E.M. Bezerra De Menezes
3º Lugar : Filipe Ferreira Matos – E.E. Afonso Arinos
CATEGORIA 4 – REDAÇÃO DE 12 A 14 ANOS
1º Lugar : Carlos Daniel Pires Muniz – E.M. Márcia Macedo Meireles
2º Lugar : Júlia Da Costa Ramos – E.M. Gidalte Maria Dos Santos
3º Lugar : Nicolle Stefaby Crispim Gontijo – Colégio Atenas
CATEGORIA 5 – REDAÇÃO DE 15 A 18 ANOS
1º Lugar: Kauanny Vitória Saturnino – E.E. Affonso Roquette
2º Lugar : Rillary Mileny Silva Pinheiro – Colégio Dom Elizeu Van De Weijer
3º Lugar : Maria Eduarda Melo Silva – E.E. Antônio Carlos

O Festival Literário Internacional de Paracatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Rouanet, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, da Paróquia de Santo Antônio e do Projeto Portinari. Com a curadoria de Tom Farias, Sérgio Abranches e Afonso Borges, acontece entre os dias 23 e 27 de agosto de 2023, no Centro Histórico da cidade.

Fotos do evento:

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados