Museu do Bordado em Paracatu é inaugurado

Quando a arte, o amor e a história se unem ponto a ponto, coisas lindas acontecem, assim como o surgimento do Museu do Bordado em Paracatu. Com inauguração no dia 22 dezembro, o museu inaugura um novo ponto de valorização da nossa cultura.

A arte do bordado quase tão antiga quanto à própria fundação da cidade, acompanha a história de gerações de mulheres, seus anseios e desejos, gravados a cada ponto. E são variadas as técnicas em que se bordam sonhos, incluem-se o richelieu, o bordado livre e ponto cruz, que nas habilidosas mãos das bordadeiras dão graça a caminhos de mesa, almofadas, toalhas, jogos americanos, peças de roupas e acessórios.

Em Paracatu, na Fundação Casa de Cultura, as bordadeiras se reúnem duas vezes por semana para desenvolverem seus trabalhos entre técnicas e partilhas. O grupo também trabalha na preservação da identidade dos pontos culturais da cidade.

“O bordado de Paracatu é conhecido em muitos lugares. Nós já tivemos a oportunidade de expor os bordados em diversas feiras e sempre ganhamos destaque pela qualidade e criatividade dos bordados, além dos elogios por retratarmos nos bordados as belezas dos casarios de Paracatu”, conta Graciele Mendes, diretora presidente da Fundação Municipal Casa de Cultura.

No final da inauguração, o prefeito Olavo Condé encerrou a cerimônia relatando o orgulho que sente ao ver a cultura de Paracatu sendo reconhecida através dos trabalhos talentosos das bordadeiras de Paracatu.

 

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados