“Integrar Contra a Covid-19” articula ações solidárias em Paracatu

 “Integrar Contra a Covid-19” articula ações solidárias em Paracatu

Plataforma online dá visibilidade e mobiliza ações públicas nas comunidades locais

Participar da vida comunitária e contribuir para o desenvolvimento sustentável do município de Paracatu-MG: esses são os objetivos que guiam o Programa Integrar, iniciativa da Kinross Brasil Mineração que atua há nove anos com ações e projetos de transformação social. Porém, em meio ao cenário da pandemia do novo coronavírus, as comunidades locais viram surgir novos problemas e desafios neste ano. Diante disso, o objetivo agora é somar esforços junto à sociedade paracatuense no enfrentamento à pandemia, assim como seus impactos nos processos educacionais, econômicos e ambientais no município, por meio da edição do Programa Integrar Contra a Covid-19.

Para isso, o programa desenvolveu uma plataforma online para potencialização, visibilidade, articulação e criação de oportunidades entre diversas iniciativas no município, além de um repositório de informações confiáveis sobre diversas áreas, incluindo a própria pandemia e a Covid-19. A ideia é que a ferramenta eletrônica sirva para conscientizar e mobilizar indivíduos, grupos e organizações para somar esforços às ações públicas que já estão sendo realizadas na cidade. A plataforma atua como uma frente de escuta, acompanhamento e articulação de iniciativas dos mais diversos setores, além de promover campanhas de saúde preventiva.

O mapeamento das iniciativas foi realizado por meio de um diagnóstico com as principais lideranças de Paracatu, incluindo representantes comunitários, nas quais foram discutidos os principais desafios no enfrentamento à pandemia. A partir disso, foram apuradas as ações que poderiam ser potencializadas no município, de forma a propor novas soluções e oportunidades de aliança. As ações mapeadas na plataforma são georreferenciadas, podendo ser consultadas conforme a localização no mapa da cidade.

“Mais do que nunca, esse é um momento de juntar forças, caminharmos juntos. A solidariedade e a cooperação são a tônica para enfrentarmos da melhor forma possível esse momento de pandemia. A plataforma criada e o projeto Integrar Contra a Covid-19 atuam nessa perspectiva: quem precisa de apoio? Como podemos nos articular? Nossa ação lança luz a inúmeras iniciativas já em curso protagonizadas por pessoas da cidade de Paracatu, dando visibilidade e suporte para que tenham mais êxito”, explica Emanuela São Pedro, gerente de projetos da Associação Imagem Comunitária (AIC), parceira do programa.

Em sua origem, o Programa Integrar se divide em quatro eixos de atuação: Educação, Meio Ambiente, Cultura e Geração de Trabalho e Renda. O objetivo é promover resgate de tradições culturais, educação patrimonial, ações de conscientização e educação, assim como engajar públicos para fortalecimento econômico e desenvolvimento sustentável local. Assim, o projeto promove campanhas de acesso e manutenção de direitos, cultura, educação e geração de trabalho e renda.

Para o enfrentamento à pandemia, a atual edição vai ainda mais adiante. Também foi desenvolvido o eixo “Comunidade/Proteja-se”, que atua na manutenção da saúde, bem-estar e segurança alimentar das comunidades em Paracatu. A partir dele, são propostas campanhas de visibilidade e potencialização das ações que já são feitas no município nesse sentido, seja pelo poder público, iniciativa privada ou sociedade civil. Na plataforma, é nesse eixo que ficam as informações seguras e confiáveis sobre a Covid-19, a pandemia e o isolamento social, incluindo boas práticas para cuidados com a saúde.

Outro segmento importante criado para a plataforma do Integrar Contra a Covid-19 é a seção de “Apoie”. Nesse espaço, são mapeadas as iniciativas que já estão sendo feitas em Paracatu, dando visibilidade a quem precisa de ações de voluntariado ou de doações. O eixo Educação também teve destaque, atuando com foco no desenvolvimento de ações para potencializar os processos de aprendizagem remota estabelecidos pela gestão de educação do município, beneficiando estudantes da rede pública e oferecendo suporte aos professores neste momento.

Diante desse cenário, foi desenvolvido o Guia do Estudante Protagonista, uma cartilha idealizada com o objetivo de levantamento de questões e propostas de desafios conforme os temas abordados no programa de rádio Integrar Educação Contra a Covid-19, transmitido todas as segundas, quartas e sextas-feiras, às 14h, nas rádios Alternativa, Boa Vista FM, Única e Vitória FM. De forma a estimular o aprendizado remoto e contínuo, a edição impressa da cartilha já foi distribuída aos estudantes do 6º ao 9º ano das escolas da rede pública de Paracatu. A versão digital do material também está disponível para download gratuito na plataforma, assim como os episódios do programa de rádio que já foram transmitidos.

Para a diretora de relações governamentais e responsabilidade social da Kinross, Ana Cunha, a soma de esforços dos diferentes setores da sociedade será essencial para amenizar os efeitos negativos da pandemia e dar suporte para as pessoas que mais necessitam. “O desenvolvimento e as transformações necessárias só serão alcançados com a mobilização de forças da sociedade de forma organizada, para promover uma Paracatu mais solidária, responsável e plural”, ressalta. “Por isso, convidamos todas e todos para unir forças nessa campanha para enfrentarmos esse momento tão delicado e desafiador”, completa.

Para visitar a plataforma, acesse: http://integrarcontracovid.com.br/.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados