‘e-mineração’: evento virtual vai promover negócios entre mineradoras e fornecedores de produtos e serviços em todos os setores

 ‘e-mineração’: evento virtual vai promover negócios entre mineradoras e fornecedores de produtos e serviços em todos os setores

Idealizado pelo IBRAM e mineradoras associadas, esta iniciativa faz parte das ações do setor para apoiar a sociedade a superar os desafios impostos pela pandemia.

Pequenas e médias empresas de diversos setores poderão negociar propostas comerciais diretamente junto a grandes mineradoras agora em julho. O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e suas associadas – companhias responsáveis por mais de 85% da produção mineral brasileira – vão realizar o que promete ser um dos maiores fóruns de negócios virtuais do setor mineral. Trata-se do e-mineração: Evento Virtual de Negócioswww.portaldamineracao.com.br/e-mineracao – agendado para os dias 15 e 16 de julho.

O e-mineração terá rodadas de negócios, palestras técnicas, lives com temas de grande relevância para o setor, pitch de negócios para startups e um portal de negócios com informações sobre empresas e seus produtos e serviços, entre outras atividades, todas pela internet. Até 6 de julho, 18 mineradoras confirmaram participação: AngloGold Ashanti (patrocinadora Ouro); Anglo American, ArcelorMittal, CBMM, CDM, CMOC, Fides Mining, Gerdau, Green Metals, Grupo J. Mendes Mineração (Ferro+), Jaguar Mining, Kinross (patrocinadora Ouro), Mineração Taboca, Mosaic Fertilizantes, Samarco, Sul Americana de Metais, Tupã de Ferro Mineradora e Votorantim Cimentos.

As inscrições de empresas para a etapa de seleção às rodadas de negócios terminam em 10 de julho. A decisão final sobre as empresas selecionadas caberá exclusivamente aos representantes das áreas de suprimentos das mineradoras participantes.

As empresas interessadas em participar das rodadas de negócio e dos pitchs farão um pré-cadastro no site www.portaldamineracao.com.br/e-mineracao e as selecionadas pelas mineradoras terão garantida sua participação mediante doação de valores correspondentes ao custo de máscaras de proteção (descartáveis ou reutilizáveis) e/ou de cestas básicas – a quantidade será definida voluntariamente pelo empresário. Esses produtos serão comprados e doados pelo IBRAM às comunidades de municípios mineradores.

Empresários e outros interessados em apresentar palestras técnicas deverão reservar comercialmente os espaços na agenda do e-mineração. Para isso, basta consultar o valor de investimento e as condições junto a promotora do evento – contatos ao final deste texto.

Para assistir as lives (veja a programação no site) basta fazer inscrição gratuita. O mesmo vale para as palestras técnicas e as apresentações das startups.

 Apoio Institucional

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) ,a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), ligada ao Governo da Bahia, a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), o Sindicato Nacional da Indústria de Máquinas (SINDIMAQ) e a Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais (ACMinas) , o Sindicato das Indústrias Extrativas de Minerais Metálicos, Metais Nobres e Preciosos e Magnesita no Estado da Bahia (Sindimiba), o Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra), o Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) são apoiadores institucionais do e-mineração.

Veículos da mídia especializada figuram como apoiadores editoriais: Brasil Mineral, Brasil Mining Site, Minérios & Minerales, Notícias de Mineração Brasil, Revista Mercado Comum, Eae Máquinas e Portal Conexão Mineral. Outras marcas já estão em negociação para participar como patrocinadores e apoiadores, informa o IBRAM.

Oportunidade de muitos negócios para pequenas e médias empresas

“As mineradoras têm milhares de fornecedores cadastrados. O e-mineração será a oportunidade de mais pequenos e médios empresários se apresentarem e também exibirem seus produtos e serviços às indústrias de mineração. Consideramos que, neste momento de pandemia, o e-mineração vai gerar expectativas muito positivas para a geração de novos negócios e de empregos”, diz Flávio Penido, diretor-presidente do IBRAM.

O presidente do Conselho Diretor do IBRAM, Wilson Brumer, diz que esta será mais uma ação articulada pelo setor mineral em prol da sociedade neste período de pandemia. “A mineração é uma atividade considerada essencial e as empresas do setor querem ampliar suas compras junto às empresas brasileiras, em especial, as pequenas e médias. Este evento virtual é uma das medidas para priorizar o consumo interno, como forma de incentivar a reação da economia do país e valorizar o produto nacional. Esperamos com esta iniciativa colaborarmos para movimentar a economia e levar mais uma mensagem de esperança de que vamos, juntos, superar este momento”.

Mais ações da indústria da mineração para enfrentar a pandemia

Na fase inicial da pandemia, mineradoras utilizaram seus contatos e estrutura, inclusive no exterior, para comprar de outros países equipamentos que se mostraram essenciais nas ações de prevenção e combate ao coronavírus, bem como para proteger profissionais de saúde e tratar os doentes, como respiradores, máscaras de proteção, entre outros.

Para viabilizar o e-mineração as mineradoras mais uma vez vão se valer de sua estrutura e abrir acesso às suas áreas de compras de produtos e serviços para novos fornecedores, pequenas e médias empresas, preferencialmente.

O setor mineral também articula uma ação em parceria com municípios mineradores para levar orientações à população sobre como planejar e praticar novos hábitos para a retomada das atividades produtivas, que acontecem paulatinamente.

O IBRAM atualizou o valor das doações que a indústria da mineração encaminhou às comunidades para apoiar ações de prevenção e combate ao covid-19, de modo a reduzir os riscos de contágio da população pelo novo coronavírus, bem como para proporcionar melhores condições a o tratamento dos acometidos pelo vírus: cerca de R$ 900 milhões, afora outras iniciativas não monetizadas, como o trabalho voluntário dos empregados de várias mineradoras.

Setor em transformação

Desde o ano passado, a gestão do IBRAM está focada em promover uma transformação na indústria mineral brasileira, reforçando os valores que estejam relacionados à sustentabilidade, que envolvem desde o cuidado com o meio ambiente até o relacionamento respeitoso e próximo às pessoas, envolvente ao ponto de gerar ainda mais benefícios e reflexos positivos na vida de todos, inclusive na dos cidadãos que, porventura, não convivam intimamente com as empresas do setor. Conheça os compromissos do setor mineral reunidos na Carta Compromisso do IBRAM perante a Sociedade.

Nesta pandemia, o Instituto tem orientado as empresas associadas a tomarem todas as providências estabelecidas pelas autoridades públicas, em especial as de Saúde, do Brasil e também reconhecidas internacionalmente, como a Organização Mundial de Saúde (OMS), com a finalidade de aumentar a proteção à saúde de seus empregados, terceirizados e demais pessoas com as quais essas mineradoras mantêm contato diário. Isso tem sido feito rigidamente no ambiente de trabalho das mineradoras associadas ao IBRAM, que colocaram boa parte de seu pessoal em home office e adotaram medidas internas para evitar aglomeração e manter os empregados cruciais à manutenção da produção de minérios, bem como à segurança operacional, sempre protegidos de qualquer eventual contaminação, condição essencial para a manutenção das atividades essenciais de mineração.

Serviço
e-mineração: Evento Virtual de Negócios

Site: www.portaldamineracao.com.br/e-mineracao

Datas: 15 e 16 de julho
Organização e Promoção: Panda Inteligência em Eventos

Realização: IBRAM

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados