Energia da Cultura apresenta Cia. de Dança do Palácio das Artes e palestra da Academia Mineira de Letras com acesso gratuito pelo Youtube
Agenda cultural da Cemig também oferece exposição de desenhos no Museu Mineiro
![]()
Por meio de seu programa Energia da Cultura, a Cemig tem atuado junto aos seus patrocinados para democratizar o acesso a todas as formas de arte e expressões culturais. Nesta semana, a programação reúne a Cia. de Dança do Palácio das Artes e palestra da Academia Mineira de Letras gratuitas, pelo youtube. Para quem está na capital, o Museu Mineiro apresenta a exposição “Belo Horizonte: Cidade Imaginada” com desenhos de projetos de prédios públicos que não se concretizaram na construção da nova capital.
FUNDAÇÃO CLOVIS SALGADO: Cia de Dança do Palácio das Artes – Vídeo “Para quem não Sabemos”
Com orientação da artista Marise Dinis, os integrantes do grupo foram provocados a desenvolver pequenos solos individuais, a partir da escuta de pessoas que nunca tiveram acesso à arte da dança. Cada convidado expressou seus desejos e curiosidades por meio de imagens, sonoridades, estilos e afetos. Assim, o trabalho também foi guiado por questionamentos que incentivaram os bailarinos a refletir sobre o acesso do público à cultura: Quem acessa minha dança? Quem acessa a minha arte? O encontro desses estímulos com o repertório de cada artista gerou uma dança autoral e singular, com um tom poético de dedicatória. A reunião dessas obras resultou no vídeo “Para quem não sabemos”.
MUSEU MINEIRO: Exposição “Belo Horizonte: Cidade Imaginada”
A exposição reúne cerca de vinte desenhos que representam os projetos de edifícios públicos planejados pela Comissão Construtora da Nova Capital. Os motivos para a não concretização destes projetos são vários: desde questões orçamentárias até a complexidade exigida. Entretanto, o passeio pelos desenhos permite compreender as expectativas e os ideais em torno da construção da capital de Minas Gerais.
Onde: Museu Mineiro – www.siaapm.cultura.mg.gov.br.
Avenida João Pinheiro, 342, Lourdes, Belo Horizonte.
Quando: terça a sexta-feira, das 12 às 19 horas; sábado, domingo e feriado, das 11 às 17 horas.
ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS: Palestra “Pensamento Sistêmico: o legado de Humberto Maturana”, com a professora Maria José Esteves
Na palestra, a professora abordará as implicações do trabalho de Maturana, não só para os profissionais que atuam no domínio da ciência, mas também para os leigos. São implicações que nos convidam a repensar nossos valores, crenças e pressupostos acerca da existência da realidade objetiva e sobre a busca da verdade. De acordo com a palestrante, as reflexões propostas trazem repercussões transformadoras para a forma de estar no mundo e de nos relacionar: na família, no trabalho, na política, nas cidades, enfim, em todos os domínios sociais de que sejamos parte.
Data/horário: Dia 03 de fevereiro, às 11h
Canal do Youtube da Academia Mineira de Letras: https://youtu.be/A3WdcFbVO88

Comentários