DIA MUSICAL: EMPODERADAS – EVENTO QUE IRÁ DAR PROTAGONISMO A ARTISTAS FEMININAS DE PARACATU

O coletivo Expressarte traz mais um evento para Paracatu, o Dia Musical: Empoderadas! O evento será realizado dia 7 de março, na Casa Kinross e é produzido de forma colaborativa entre os participantes da Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil.

lustração da internet

O Ministério da Cidadania, Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil, Associação Imagem Comunitária e Kinross convidam para:

DIA MUSICAL: EMPODERADAS – Um evento com a proposta de dar destaque às discussões do dia da mulher e espaço para artistas e narrativas femininas locais sobre temas como igualdade e violação de direitos. Idealizado pelo grupo Expressarte, coletivo de jovens formado dentro do projeto Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil, o Dia Musical: Empoderadas tem por objetivo a reflexão sobre a igualdade, a conservação e a luta contra a violação dos direitos das mulheres na sociedade. O evento acontecerá na Casa Kinross e terá também a intenção de enfatizar o dia internacional da mulher. A luta para dar voz às mulheres caladas pela desigualdade e violação de direitos teve seus primeiros grandes atos no início do século XX. No Brasil, é muito comum relacioná-la a um trágico ocorrido nos Estados Unidos onde a maioria das mortes foi de mulheres, expondo assim, as más condições de trabalho que elas sofriam. A data foi oficializada em 8 de março no ano de 1975, este mesmo ano que foi intitulado como O Ano Internacional da mulher pela ONU, para lembrar suas conquistas. No mundo todo esse dia é marcado por manifestações, paralisações e greves para que a sociedade reflita sobre a importância da data e lembrar que as mulheres precisam se unir e reivindicar seu espaço de direito.

PROGRAMAÇÃO DIA MUSICAL: EMPODERADAS

A partir das 18h vão ocorrer apresentações com mulheres que fazem parte da cena cultural de Paracatu, seja com música ou com poesia!

QUEM FAZ

Sobre o coletivo Expressarte

O coletivo Expressarte reúne jovens de 15 a 29 anos de diversas regiões da cidade. Foi formado no ano de 2019, no âmbito do projeto Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil (RCPJ), executado pela Associação Imagem Comunitária (AIC) e patrocinado pela Kinross com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Realização: Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal – Pátria Amada Brasil.

Sobre o projeto Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil

O projeto Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil é uma iniciativa da Associação Imagem Comunitária – AIC, realizada por meio de recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura via patrocínio da Kinross. O projeto tem como principal objetivo formar jovens agentes mobilizadores de cultura na cidade de Paracatu. Ou seja, traz as e os jovens para o centro da ação de reflexão e intervenção na cultura da cidade, de maneira que elas e eles sejam protagonistas nos processos de fomento, renovação e movimentação cultural em Paracatu. A trajetória formativa proposta dentro do projeto consiste em duas etapas: 1. O mapeamento e sistematização de iniciativas e manifestações culturais paracatuenses em um guia cultural feito pelas mãos das e dos jovens; 2. A criação de uma agenda cultural para a cidade com a cara das juventudes locais, mas que, ao mesmo tempo, dialogue com as iniciativas mapeadas para o guia cultural.

Sobre a Associação Imagem Comunitária

A Associação Imagem Comunitária (AIC) nasceu em 1993, com a TV Sala de Espera – projeto de extensão do Curso de Comunicação Social da UFMG que implementou uma experiência de TV comunitária voltada à educação para a saúde. Em 26 anos de atuação, a entidade tem se dedicado ao desenvolvimento das mais variadas metodologias de construção do diálogo em processos de mobilização social e educação para a cidadania e de empoderamento de sujeitos com vistas à construção do desenvolvimento humano pleno. Nessa perspectiva, a AIC já realizou centenas de projetos e programas nos campos da Educação, Cultura e Mobilização Social, Desenvolvimento Local Sustentável, Educação Ambiental e Promoção da Saúde. Ao longo de sua trajetória, consolidou uma rede composta por mais de 500 parceiros, entre empresas, organizações públicas, movimentos e fóruns de promoção da cidadania. Seu trabalho é reconhecido por mais de 30 prêmios nacionais e internacionais, concedidos por organizações como a ONU Cidades, UNICEF e UNESCO.

SERVIÇO: “DIA MUSICAL: EMPODERADAS”

DATA E HORÁRIO: dia 07 de março de 2020, das 18:00 às 20:00

LOCAL: Casa Kinross – Rua Rio Grande do Sul, 700 18h:

ABERTURA

18h15: Apresentação de Ana Amélia Melo Medeiros, feminista, membro do Conselho da Mulher e gestora da Assistência Social em Paracatu.

18h30: Um pouco de música com Eloísa Gomes

18h50: Recitação com Luiza Santana

19h: Mais músicas com Andressa Maciel

19h20: Recitação com Jéssica Fernandes

19h30: Músicas com Esther Castro

19h50: Recitação com Milly Silva

20h: Agradecimentos

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados

Leave a Reply