Nota da Kinross – segurança da Barragem Eustáquio

foto da internet

A Kinross vem a público reiterar a sua permanente abertura para informar sobre as suas operações e as condições de segurança das suas barragens. Este esclarecimento se deve ao fato de, no último dia 27 de fevereiro, ter sido registrado um boletim de ocorrência sobre a suposta existência de trincas na barragem Eustáquio.

 O que podemos observar, nas fotos anexas ao documento, são processos erosivos superficiais e pontuais que ocorreram por causa das chuvas recentes na região. Este fato é esperado durante o período chuvoso e não altera a estabilidade e a segurança das barragens.

 A Kinross registra também que estas erosões já haviam sido identificadas pelas equipes de monitoramento de barragens, que atuam 24 horas por dia, e as ações corretivas foram planejadas para serem implementadas de imediato.

 A empresa reforça que possui equipes treinadas para monitorar as suas estruturas e que realizam inspeções visuais quinzenais, leitura e análise dos instrumentos instalados nas barragens. Além disso, a empresa trabalha com uma Sala de Controle, que possibilita um monitoramento 24 horas de suas estruturas por meio dos instrumentos e câmeras instaladas. É importante ressaltar que não há nenhuma indicação de alteração nos instrumentos instalados nas barragens.

 A Kinross mantém programa de visitas às suas barragens, viabilizando assim condições para que informações sobre as estruturas sejam repassadas a comunidade e autoridades, da forma mais transparente possível. Em 2019, recebemos 1200 visitantes e o programa de visitas de 2020 já iniciou.

 Em 26 anos de história, a Kinross Gold Corporation sempre registrou condição de total segurança das suas barragens em suas operações no Brasil e no exterior, projetando, construindo e monitorando barragens respeitando as normas técnicas brasileiras e as exigências dos órgãos reguladores estaduais e federais.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados

Leave a Reply