Cemig desenvolve projeto de P&D para inspecionar rede elétrica por meio de veículos aéreos não tripulados

Iniciativa irá otimizar a detecção de possíveis falhas em componentes do sistema elétrico da companhia

 

O sistema de distribuição e transmissão de energia elétrica da Cemig é caracterizado por circuitos que percorrem longas distâncias, desde a fonte até os clientes. Devido à grande capilaridade, torna-se complexa a sua inspeção, bem como a identificação de problemas que possam causar danos ao sistema. Atualmente, as inspeções são realizadas por especialistas – seja a olho nu ou com auxílio de equipamentos como termovisores – por meio de inspeções aéreas e terrestres, que percorrem circuitos pré-selecionados e estratégicos.

Para evoluir a gestão dos ativos em operação e atualizar tecnologicamente todo o sistema de inspeção de linhas de distribuição e transmissão, a Cemig está desenvolvendo o projeto de P&D D0620 – DroneSCAN – Detecção de Anomalias no Sistema de Transmissão e Distribuição com uso de VANTs, Câmeras, Termocâmeras e Processamento Inteligente de Imagens. A iniciativa faz parte do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (P&D), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e visa utilizar veículos aéreos não tripulados (VANTs) para auxiliar inspeções e detectar possíveis falhas no sistema elétrico da Cemig.

A iniciativa – uma  parceria entre a companhia, a Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão (FUNCEPE) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – conta com orçamento de mais de R$ 1 mi e está em fase final de desenvolvimento de um algoritmo de detecção de ativos de rede, por meio da análise de imagens. O diferencial tecnológico do projeto se concentra na habilidade de utilizar soluções de alto desempenho de processamento, de forma a permitir autonomia supervisionada de plano de voo com uso de visão computacional, GPS e sensores embarcados; no uso de câmeras térmicas com processamento digital de imagens para detectar anomalias em ativos e nas linhas e no uso de algoritmos de deep learning (inteligência artificial) diretamente no sistema.

As soluções serão obtidas por meio do desenvolvimento de um algoritmo de rotas inteligentes, que guiará o VANT na extensão das linhas e redes para coleta de imagens usando geoprocessamento e visão computacional e de um software, integrado ao Centro de Operações e ao VANT, que interpreta as imagens e gera relatórios para inspeções em campo. Também será desenvolvido um sistema de hardware e software com câmeras térmicas para detecção de ativos anômalos, bem como ferramentas offline de alto desempenho capazes de  mesclar imagens RGB e térmica.

Sistema pode beneficiar outras empresas do setor

Ao final do projeto, espera-se obter um sistema que poderá ser útil também para outras empresas do setor elétrico com grandes áreas de concessão, que possuem as mesmas características e dificuldades atuais da Cemig. “O software é uma plataforma completa, executada em nuvem e capaz de gerenciar todos os aspectos de uma missão de inspeção com capturas de imagem”, explica o gerente do projeto, Edmilson Dias, da gerência de Gestão de Ativos em Operação da Cemig. A iniciativa, além de otimizar os trabalhos de inspeção em campo, possibilitará também a gestão eficiente de ativos estratégicos de redes e linhas de distribuição e transmissão, com ganhos expressivos para a operação e manutenção do sistema elétrico, bem como contribuição significativa no alinhamento regulatório.

“Com este projeto, teremos um registro histórico geral de anomalias no sistema, que permitirá a rápida e precisa decisão e gestão correta do tratamento das ocorrências futuras, assim como a eliminação do erro humano na não percepção de eventuais problemas durante as inspeções de campo, que não puderam ter sido identificados visualmente”, completa o especialista.

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