Vem aí o primeiro Festival de Arte Urbana em Paracatu com Kamau e Clara Lima

 Vem aí o primeiro Festival de Arte Urbana em Paracatu com Kamau e Clara Lima

 

Evento gratuito acontece no dia 28 de setembro e encerra o Programa Territórios Artísticos do Instituto de Teatro Brasileiro (ITB)

 

​​A cultura urbana e periférica de Paracatu/MG será celebrada no Festival de Arte Urbana de Paracatu (FAUP) 2025, marcado para o dia 28 de setembro. O evento gratuito, que acontece na avenida Olegário Maciel, encerra o ciclo anual do Programa Territórios Artísticos – Dona Cristina, promovido pelo Instituto do Teatro Brasileiro (ITB). Na programação, dois nomes importantes da cena nacional do rap, Kamau e Clara Lima, vão dividir o palco com artistas locais, que representam a vanguarda e a juventude do movimento.

Com apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, por meio da Secretaria de Cultura, e patrocínio da Kinross, por meio da Lei Rouanet, as apresentações terão início às 18h, a partir de performances musicais e também de breakdance, slam e carretagem. O evento coroa uma trajetória de oito meses dedicados à formação e protagonismo periférico, através da iniciativa do ITB pelo Programa Territórios Artísticos – Dona Cristina, que selecionou um núcleo de agentes culturais da cidade para participarem de formação intensiva e oficinas com especialistas de diversas áreas, gerando impacto para a população.

O Programa ofereceu uma formação com especialistas de diversas áreas, entre eles Gabriel Fontes Paiva, André Prado, Emília Velloso, Raquel Brumana, Nina Knutson e Luana Gorayeb. Também foram realizadas oficinas com artistas convidados, como Juliana Campos e Kainã (muralismo, DF), aberta ao público em geral, Maria Thaís (cena contemporânea, BA), Marcus Vinícius dos Santos (arte urbana, SP) e Carol Bucek (direção de arte, MG). “Nosso objetivo foi fortalecer os agentes culturais da região, oferecendo ferramentas e espaços de criação para que se tornem protagonistas de sua própria história. O festival é a expressão desse processo coletivo”, afirma Gabriel Fontes Paiva, diretor pedagógico do ITB.

Entre os eventos coordenados pelos participantes do projeto estão o Vilinha Cultural, com programação quinzenal de cinema, música e performances artísticas, e a ocupação do CEU das Artes. O espaço foi transformado em um novo polo cultural da cidade. As iniciativas impactaram mais de 300 pessoas. “Descentralizar a produção cultural por meio do protagonismo jovem é investir não só no potencial de Paracatu como cenário artístico, mas também na formação inclusiva de grupos que já estão no movimento cultural e que, agora, estão ainda mais preparados e atuantes”, complementa Luana Gomes, gerente de Comunicação e Comunidades da Kinross.

A parceria do ITB com a cidade de Paracatu começou em 2023, com o programa PTAC – Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas, também viabilizado pela Kinross por meio da Lei Rouanet. Em 2025, o projeto expandiu com o programa Territórios Artísticos, e atualmente o CEU das Artes recebe cineclubes para crianças e jovens, além de espetáculos de música, performances e encontros com artistas convidados, sempre priorizando a cena local. Eis o motivo pelo qual o Programa leva o nome de Dona Cristina, liderança quilombola responsável por conquistas históricas como escola, saneamento e energia elétrica para sua comunidade, e também mestra da Caretagem, manifestação popular típica da região, inserida na programação do evento.

Siga o FAUP em @faup_paracatu

Sobre o ITB – Instituto do Teatro Brasileiro

O ITB é uma organização de interesse público dedicada à valorização das artes cênicas no Brasil. Atua em três eixos fundamentais: formação técnica gratuita, registro da memória teatral e democratização do acesso à cultura.

Nos últimos três anos, seu programa PTAC – Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas, chegou a mais de 20 cidades, em 7 estados, formando 1.700 profissionais a partir de um universo de mais de 20 mil inscritos.

PROGRAMAÇÃO:

Abertura do evento com apresentação do Mestre de Cerimônias, DJ set de Hip Hop (acesso aos stands interativos e à “Feira Moro Aqui, Compro Aqui”)

Homenagem à Dona Cristina com a Caretagem do São Domingos

Slam Galeria apresenta: “Vozes da Rua: Raízes Ancestrais” – com os poetas Operário da Palavra, Kinq Abraba, Catatau e Menor MC

Espetáculo de Break Dance com o Grupo Start Family Crew

Show com Clara Lima

Show Hip Hop com Artistas Locais (Mc Pitbull / Samu-k / Marcola Emici / Andrigo GS / MarlonBrado Mc)

Show com Kamau

Serviço:

Festival de Arte Urbana de Paracatu (FAUP)
28/09 (domingo) a partir das 18h
Av. Olegário Maciel

Entrada: Gratuita, livre para todas as idades

Realização: Instituto do Teatro Brasileiro (ITB) e Ministério da Cultura
Apoio: Prefeitura de Paracatu, através da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Turismo
Patrocínio: Kinross

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados