VARANDA DE HISTÓRIAS: UM PASSEIO PELA TRADIÇÃO DE PARACATU

 VARANDA DE HISTÓRIAS: UM PASSEIO PELA TRADIÇÃO DE PARACATU

 O coletivo Expressarte realizará no dia 08 de fevereiro uma manhã de contação de histórias e lendas paracatuenses, com tradicionais quitandas e uma roda de conversa sobre contos. O evento é produzido de forma colaborativa entre os participantes da Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil.

casa-da-cultura Casa de Cultura - PTU (5)

O Ministério da Cidadania, Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil, Associação Imagem Comunitária e Kinross convidam para:

Varanda de Histórias – Uma manhã de contos, histórias e lendas tradicionais de Paracatu.

Idealizado pelo grupo Expressarte, coletivo de jovens formado dentro do projeto Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil, o evento Varanda de Histórias tem por objetivo reunir personalidades paracatuenses para contar histórias, lendas e contos enraizados na cultura de Paracatu. Além de apresentações musicais, vamos ter uma roda de conversa como os contos surgem e a técnicas para sua criação.

O evento será realizado na Casa de Cultura, o maior polo cultural da cidade, no sábado, dia 08 de fevereiro a partir das 09:00.

PROGRAMAÇÃO VARANDA DE HISTÓRIAS

Das 09:00 às 13:00 vão ocorrer apresentações musicais, uma deliciosa mesa de degustação das tradicionais quitandas paracatuenses, uma animada roda de conversa e, é claro, diversas contações de histórias e lendas que fazem parte da tradição e patrimônio cultural e imaterial de Paracatu.

 QUEM FAZ

Sobre o coletivo Expressarte

O coletivo Expressarte reúne jovens de 15 a 29 anos de diversas regiões da cidade. Foi formado no ano de 2019, no âmbito do projeto Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil (RCPJ), executado pela Associação Imagem Comunitária (AIC) e patrocinado pela Kinross com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Realização: Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal – Pátria Amada Brasil.

Sobre o projeto Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil

O projeto Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil é uma iniciativa da Associação Imagem Comunitária – AIC, realizada por meio de recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura via patrocínio da Kinross. O projeto tem como principal objetivo formar jovens agentes mobilizadores de cultura na cidade de Paracatu. Ou seja, traz as e os jovens para o centro da ação de reflexão e intervenção na cultura da cidade, de maneira que elas e eles sejam protagonistas nos processos de fomento, renovação e movimentação cultural em Paracatu.

A trajetória formativa proposta dentro do projeto consiste em duas etapas:

  1. O mapeamento e sistematização de iniciativas e manifestações culturais paracatuenses em um guia cultural feito pelas mãos das e dos jovens;
  2. A criação de uma agenda cultural para a cidade com a cara das juventudes locais, mas que, ao mesmo tempo, dialogue com as iniciativas mapeadas para o guia cultural.

Sobre a Associação Imagem Comunitária

A Associação Imagem Comunitária (AIC) nasceu em 1993, com a TV Sala de Espera – projeto de extensão do Curso de Comunicação Social da UFMG que implementou uma experiência de TV comunitária voltada à educação para a saúde. Em 26 anos de atuação, a entidade tem se dedicado ao desenvolvimento das mais variadas metodologias de construção do diálogo em processos de mobilização social e educação para a cidadania e de empoderamento de sujeitos com vistas à construção do desenvolvimento humano pleno. Nessa perspectiva, a AIC já realizou centenas de projetos e programas nos campos da Educação, Cultura e Mobilização Social, Desenvolvimento Local Sustentável, Educação Ambiental e Promoção da Saúde. Ao longo de sua trajetória, consolidou uma rede composta por mais de 500 parceiros, entre empresas, organizações públicas, movimentos e fóruns de promoção da cidadania.

Seu trabalho é reconhecido por mais de 30 prêmios nacionais e internacionais, concedidos por organizações como a ONU Cidades, UNICEF e UNESCO.

SERVIÇO “VARANDA DE HISTÓRIAS”

Data e horário: 08 de fevereiro de 2020, das 09:00 às 13:00.

Local: Casa de Cultura, Rua do Ávila, Paracatu – MG

Entrada gratuita!

 Programação:

  1. 09:30 – Abertura: recepção com músicas ao vivo.
  2. 09:40 – Contação de Histórias.
  3. 10:35 – Roda de conversa – Contação de Histórias com Raick Tavares.
  4. 11:40 – Contação de Histórias.
  5. 12:25 – Apresentação teatral por Alan Aragão e Elson Santos.
  6. 12:50 – Apresentação Musical e encerramento.

CONTATOS · Assessoria de Imprensa do Coletivo Expressarte: Rodrigo Cardoso (38) 9.9870-3725 · Referência imprensa do projeto Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil: Sarah Dutra (38) 9.8423-7684

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados

Leave a Reply