UniAtenas no enfrentamento da COVID-19

 UniAtenas no enfrentamento da COVID-19

As instituições de ensino, assim como vários outros setores, tiveram que atender às novas demandas do contexto de pandemia, como, por exemplo, gerar ensino à distância e dar continuidade aos estágios e projetos de relevância, como é o caso de atendimentos na área da saúde. O UniAtenas, que oferece vários cursos na área da saúde, tem desenvolvido atividades, tanto para continuar a promover a formação dos estudantes, mas também atender às demandas da população.

O Portal e Jornal O Lábaro entrou em contato com a instituição para saber como tem ocorrido essas atividades e quais serviços estão disponíveis. Apesar do isolamento social ser a principal medida de prevenção, não podemos esquecer que atendimentos aos pacientes com doenças crônicas, entre outras complicações de saúde, devem ter seu cuidado continuado. Por isso, em alguns casos, esse acompanhamento presencial é importante e necessário. Para tanto, seguem, abaixo, as atividades em funcionamento e os serviços que continuam sendo oferecidos à população pelo Centro Universitário Atenas – UniAtenas, de acordo com o reitor Hiran Rabelo.

“Com a pandemia da Covid-19 que assola o país e, consequentemente, a sociedade paracatuense, foram necessárias diversas ações, dentre elas, o distanciamento social. Nesse viés, o   Centro Universitário Atenas— UniAtenas — sofreu de imediato os efeitos dessa situação com a interrupção de suas atividades presencias, logo no princípio de março.

Todavia, cônscio de sua responsabilidade social e da importância da sua contribuição no cenário do Hospital Municipal de Paracatu, o UniAtenas manteve o seu staff de pessoal, preceptores e médicos residentes desde o início da pandemia, de modo a não prejudicar o atendimento dos pacientes nas clínicas médica, pediátrica, obstetra, ginecológica, cirúrgica e urgência e emergência.

O UniAtenas, com a preocupação de reforçar  o atendimento da população do SUS com a ocupação dos alunos nos mais diversos cenários de atenção à saúde, também  reativou o Internato Médico, inclusive reabriu a unidade ambulatorial do Hospital Universitário Atenas (HUNA), garantindo relevantes atendimentos a população nas especialidades médicas: pediatria, ginecologia e obstetrícia, dermatologia, infectologia, cardiologia, neurologia, endocrinologia, pneumologia, clínica médica, otorrinolaringologia, ortopedia, oftalmologia, anestesiologia, urologia, cirurgia geral, pequenas cirurgias e outras.

Ademais, o UniAtenas também disponibilizou para a Superintendência Regional de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, as instalações do HUNA, com amplo espaço para montar leitos de UTI e enfermarias, caso seja preciso.

Diante disso e de diversas outras ações que já foram realizadas, bem como aquelas que se fizerem necessárias, o UniAtenas buscará sempre contribuir para o enfrentamento a Covid-19 de maneira a proporcionar aos pacientes a continuidade a assistência à saúde das mais diversas comorbidades, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação, nos âmbitos individual e coletivo no Sistema Único de Saúde.”

Hiran Rabelo

Reitor UniAtenas

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados