Últimos dias para conferir atrações culturais gratuitas que simbolizam o encanto de Natal em Minas Gerais

Eventos patrocinados pela Cemig acontecem na capital e em doze cidades do interior do estado 

A Cemig, maior incentivadora de cultura do estado, segue oferecendo aos mineiros intensa programação natalina na capital e no interior, através de seus projetos patrocinados. Em Belo Horizonte, a Cidade de Natal ocupa o Palácio das Mangabeiras, com intensa programação enquanto o Luzes da Liberdade realiza projeções nos edifícios históricos da Praça da Liberdade. O Grupo Galpão promove Leitura dramática da obra “Um Conto de Natal”, de Charles Dickens, e há ainda Oficina de Cartões de Natal no Centro de Arte Popular. No interior, o Natal Tiradentes 2021 encanta os visitantes com iluminação especial que valoriza a beleza das construções seculares da histórica cidade mineira. E ainda, o Teatro da Pedra promove um Cortejo Natalino pelo interior de Minas Gerais. Fora a programação natalina, o Grupo Corpo Cidadão estreia nova montagem.

NATAL TIRADENTES

A cidade de Tiradentes está ainda mais encantadora com a realização do Natal Tiradentes, cujas construções centenárias ganham iluminação especial. Neste ano, o evento também valoriza o artesanato e a cultura locais, com variada agenda de atrações gratuitas, descentralizadas e em diversos espaços do município.

Nesta semana, o destaque é o Escritório do Papai Noel, que poderá ser visitado até a próxima segunda-feira, das 16h às 22h, na Casa Aimorés – Rua Direita, 159, no centro da cidade. Confira essa e outras atrações no site: www.nataltiradentes.com.br | Instagram: @nataltiradentes

 TEATRO DA PEDRA: Cortejo Natalino no interior de Minas Gerais 

Data: até 22 de dezembro

Locais: São João Del-Rei, Madre de Deus de Minas, Oliveira, Campo Belo, Piedade do Rio Grande, Dores de Campos, Três Corações, Santos Dumont, São Vicente de Minas, Prados, Minduri e Cruzília. 

O Teatro da Pedra, companhia teatral de São João Del-Rei, apresenta o Cortejo Natalino em vários municípios de Minas Gerais. Inspirados na tradição das procissões religiosas e suas estações e ocupando as ruas, os artistas recontam a trajetória de Maria e José até Belém, onde nasce Jesus, encenando os percalços e milagres vivenciados pelo caminho, com muita música. Confira a agenda com horários e locais de apresentação no site do grupo.

CIDADE DE NATAL

Data: até 23 de dezembro – de quarta a sexta, das 17h às 22h. Sábados, domingos e feriados das 11h às 22h (quarta-feira gratuita, exceto feriados)

Local: Palácio das Mangabeiras – R. Prof. Djalma Guimarães, 157 – Belo Horizonte

Link vendas e retiradas gratuitas: www.sympla.com/cidadenatalbh

O Palácio das Mangabeiras se torna um novo ponto turístico em BH, encantando milhares de visitantes com a magia do Natal, com uma programação acessível a todas as famílias. O destaque nesse final de semana é o espetáculo infantil “O Tubarão Martelo no Natal e os habitantes do Fundo do Mar”.

  LUZES DA LIBERDADE

Um dos maiores festivais de Luzes da América Latina ilumina a Praça da Liberdade em Belo Horizonte. São mais de 35 mil metros quadrados, com uma proposta inédita de iluminação, em quatro espaços temáticos especiais, cada qual com suas histórias e luzes, além de projeções, laser e outras surpresas. Tudo foi pensado para criar uma experiência imersiva e interativa para encantar a todos.

 UM CONTO DE NATAL – Leitura dramática da obra Um Conto de Natal ,  de Charles Dickens, com Grupo Galpão

Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Teatro José Aparecido de Oliveira (BH)

Data: 17 de dezembro de 2021 (sexta) – 19h

Link: Retirada de ingresso via sympla: sympla.com.br/grupogalpao

  Em sua primeira apresentação presencial desde o início da pandemia, parte do elenco do Grupo Galpão apresenta uma leitura dramática feita a partir de uma adaptação do texto “Um Conto de Natal” de Charles Dickens, uma famosa apologia ao Natal, publicada no séc. XIX que consagrou a ideia do Natal como uma festa que une as pessoas.

OFICINA: CONFECÇÃO DE CARTOES DE NATAL

Local: Centro de Arte Popular – Belo Horizonte.

Data: 18 de dezembro – 14:30 as 16:30

Oficina de confecção de cartões de Natal usando carimbos personalizados e técnicas para efeito 3D com papel.

 OUTROS PROJETOS

  CORPO CIDADAO: RECORTE

Data: 20/12/2021 – Segunda-feira – 20 horas

Local: Cine Theatro Brasil Vallourec – Praça Sete – Av. Amazonas, 315 – Centro – BH/MG

Site: www.corpocidadao.org.br     @corpocidadao    facebook.com/corpo.cidadao

Ingressos gratuitos – deverão ser retirados na bilheteria do teatro, no dia 20/12, a partir das 12h (limite de 5 ingressos por pessoa)

  Entre os cortes que a vida nos dá e as adaptações que exige, ficam os Recortes de uma construção que se inicia, que se interrompe e que se reinicia para provar que a resiliência da arte se faz mais forte a cada desafio. Protagonizado pelos jovens bailarinos do seu Grupo Experimental de Danças – GED, o espetáculo tem entrada franca.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados