Todos juntos por paz nas escolas

 Todos juntos por paz nas escolas

Campanha para combater violência nas escolas foi lançada pela Promotoria Pública de Paracatu

 

O Brasil lidera um ranking de agressões contra docentes. Um inicio de ano repleto de atentados, assassinatos  e foi com esse objetivo que o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) nesta manhã de 12 de abril lançou uma importante campanha “PazEduc”, que tem como objetivo promover ações educativas em toda rede escolar, trazendo ações que possam estabelecer um contato mais dinâmico, estreitando ainda uma aproximação com os pais, pois é um momento de muita atenção e cuidado, onde as famílias precisam se envolver mais no dia a dia dos seus filhos, se importar mais com seus filhos, e assim criar uma cultura de paz no meio da educação.

O evento aconteceu na Fundação Casa de Cultura e participaram desse lançamento à Promotora de Justiça Maria Constância Martins da Costa Alvim, representantes da Superintendência Regional de Ensino, da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Cidadania e Habitação, dos conselhos Tutelar e dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Delegacia Regional de Polícia Civil e do Comando da Polícia Militar, diretores, professores e representante da OAB Paracatu.

A Promotora de Justiça Maria Constância Martins da Costa Alvim, que está empenhada neste projeto, falou sobre a campanha e destacou a necessidade  de os pais, mães e responsáveis cuidarem dos seus filhos, observando sempre seus celulares, o que eles acessam na internet, vistoriando as suas  mochilas e principalmente dialogar com seus filhos dialogando abertamente com os jovens.

A Promotora Dra. Maria Constância ressaltou que esta Campanha tem como objetivo  trazer os pais e a sociedade para que todos juntos realizem debates dentro de ambientes escolares. A importância de criar projetos, palestras com os alunos para debater temas como bullying, homofobia, racismo e machismo.

O Secretário de Educação e Tecnologia, Tiago de Deus falou sobre o papel da escola na função de incentivadora do desenvolvimento pleno, não apenas em matérias obrigatórias, abrindo mais espaços para habilidades artísticas, comunicacionais, socioemocionais, auxiliando assim crianças e adolescentes no autoconhecimento e na descoberta do seu papel na sociedade, no mercado de trabalho e na vida.

Obs: Quanto mais participação dos pais na escola mais a escola poderá se tornar uma escola protetora. Ou seja, abrir as portas para os pais, os pais buscarem entender o que está acontecendo com os filhos, pedirem ajuda, fazer com que essa relação escola e família não sejam de competição, é fundamental para o clima escolar.

 

“A paz é a única forma de nos sentirmos realmente humanos.” Albert Einstein

  

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados