Teste de funcionalidade das sirenes será realizado nesta terça-feira (23)

 

Ação preventiva da Kinross levará cerca de 2 minutos
e integra rotina operacional
Envolve as comunidades de Santa Rita, Machadinho,
Lagoa de Santo Antônio e Cunha

Nesta terça-feira, dia 23 de maio, a Kinross vai realizar o teste de funcionalidade do seu sistema de alerta de emergência em Paracatu (MG), em parceria com a Defesa Civil do município. A ação, que integra a rotina operacional da empresa, vai avaliar as sirenes com base em parâmetros como bateria, temperatura dos componentes e eficiência das faixas de comunicação.

Para isso, as sirenes serão acionadas por 2 minutos, às 14h, nas comunidades de Santa Rita, Machadinho, Lagoa de Santo Antônio e Cunha. Os equipamentos serão acionados ao mesmo tempo. Antes do alarme, será emitida a seguinte mensagem: “Atenção! Este é um teste da sirene do sistema de alarme”, seguida do acionamento do alerta sonoro por 1 minuto. Depois disso, uma nova mensagem de voz irá comunicar o encerramento da avaliação. Nenhum morador precisa alterar sua rotina, sair de casa ou do trabalho, tampouco ir para os pontos de encontro.

“Esta ação visa a melhoria contínua e tem o objetivo de reforçar a segurança junto aos moradores das regiões próximas às barragens. É uma das iniciativas que estão alinhadas com a diretriz praticada pela Kinross de minerar de forma responsável, garantindo mais segurança para as comunidades vizinhas às suas operações.”, explica Daniel de Oliveira Rocha, gerente de Conformidades e Segurança de Barragens da Kinross. Ele destaca, ainda, que as barragens são estáveis, seguras e acompanhadas 24 horas por dia, sete dias por semana, pelo Centro de Monitoramento Geotécnico, além de inspeções rotineiras no campo.

O teste também acontecerá internamente, com a segunda etapa agendada para às 15h.  Desta vez, serão testadas as sirenes instaladas dentro das dependências da Kinross, com o mesmo objetivo.

A ação faz parte do Plano de Ação de Emergência para Barragem de Mineração (PAEBM), assegura o cumprimento da legislação em vigor e é essencial para o fortalecimento da cultura de prevenção.

Segurança e informação nas comunidades

No dia 16 de maio, dentro da programação de reuniões mensais de diálogos com as comunidades, as equipes de Comunidade e Barragem explicaram a realização do teste. Todos os detalhes foram fornecidos e as dúvidas sanadas. Para reforçar a comunicação e garantir que toda a comunidade esteja ciente da ação, equipes irão à campo no dia 22, nas comunidades de Santa Rita, Machadinho, Cunha e Lagoa de Santo Antônio. De porta em porta, serão entregues folhetos explicativos e dadas informações de maneira direta. Carros de som também vão circular nessas regiões aumentando as vias informativas sobre o teste.

“Os testes das sirenes, para nós, que moramos perto de barragem, são muito importantes. É uma forma de nos sentirmos mais seguros” afirma Priscila Sena Alves, presidente da Associação da Comunidade Santa Rita.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados