Paracatu recebe a maior Exposição a Céu Aberto – “Portinari Negro”

 Paracatu recebe a maior Exposição a Céu Aberto – “Portinari Negro”

‘O negro foi tema constante em toda a obra do meu pai. Assis Chateaubriand chegou a escrever um texto dizendo que Portinari era o maior pintor de negros das Américas’

João Candido Portinari, diretor do Projeto Portinari

O Festival Literário de Paracatu – Fliparacatu – deu inicio as suas atividades na noite de ontem (22). A Praça da Matriz de Santo Antônio como é mais conhecida, recebeu de forma inédita a exposição “Portinari Negro”, que reúne 42 reproduções das obras de Candido Portinari.

Seleção e curadoria são do fundador e Diretor-Geral do Projeto Portinari, João Candido Portinari, que é filho do artista.

Após os convidados e visitantes contemplarem as obras da maior exposição a céu aberto aconteceu à palestra do Coordenador Educativo do Projeto Portinari, Guilherme de Almeida, mediada pelo Curador do Fliparacatu, o jornalista Tom Farias, na Câmara Municipal de Paracatu.

Guilherme Almeida

A abertura da exposição contou as presenças do Prefeito Igor Santos, da Presidente da Câmara, a vereadora Claudirene Rodrigues, do Curador do Fliparacatu, o jornalista Tom Farias, da Promotora Dra. Marina Leão, da representante da Kinrros Luana Gomes, do Secretário M. de Cultura e Turismo, Igor Diniz, o palestrante Guilherme Almeida, coordenador educativo do Projeto Portinari, vereadores e comunidade.

Tom Farias

O lançamento desta importante exposição, quatro meses antes da abertura oficial em agosto, tem caráter didático e educacional. Ela ocorre em função do Concurso de Redação, que terá o seu Edital lançado com o tema do Festival: “Arte, Literatura e Ancestralidade”. Com prêmios em dinheiro, crianças e jovens deverão percorrer a exposição e fazer uma redação, em sala de aula, para concorrer.

O Festival Literário de Paracatu é patrocinado pela Kinross, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, e apoio da Prefeitura Municipal de Paracatu, da Paróquia de Santo Antônio e do Projeto Portinari. Com a curadoria de Tom Farias, Sérgio Abranches e Afonso Borges, acontece entre os dias 23 e 27 de agosto, no Centro Histórico da cidade.

A Exposição: “Portinari Negro”

No total, são 42 reproduções de obras do artista que retratam a realidade de grande parte da população negra no Brasil, exibidas em estruturas de dois a três metros de altura, um verdadeiro museu a céu aberto.

As obras forma feitas em lonas impressas, com os arquivos fornecidos por João Candido Portinari, tutor da obra do pai. Entre os destaques da exposição estão pinturas como “Retirantes” e “Cana-de-Açúcar”, mostra a vida desses negros nas obras do artista que retratam a realidade de grande parte da população negra no Brasil,

Todas as obras retratam a importância da cultura afro-brasileira e obras que relatam questões do racismo.

A Exposição “Portinari Negro” espera por você, venha prestigiar esse momento importante me Paracatu.

Serviço: Fliparacatu apresenta a exposição “Portinari Negro”
Data: 22 de maio a 30 de agosto, na Praça da Matriz

“A “Mulata de vestido Branco”, é uma mulher sem face que caminha para o nada, que anda sobre o vazio. Corpo jovem, corpo forte, caminhar firme e o anonimato da falta de um rosto. Se Cavalcanti hiper sexualizou as suas mulatas, Portinari sequer lhe oferece a possibilidade de expressar sentimentos e emoções nesta obra. Sua mulher negra é um corpo, um corpo que caminha, que trabalha, que atende. Só carne.”

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados