SUGESTÃO DE PAUTA LANÇAMENTO DO PRIMEIRO GUIA CULTURAL JOVEM COLABORATIVO DE PARACATU

O coletivo Expressarte lança a partir do dia 08 de junho o primeiro guia cultural colaborativo feito por jovens na cidade, o “Cola em Paracatu”.

O Ministério da Cidadania, Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil, Associação Imagem Comunitária e Kinross convidam para:

O coletivo Expressarte realiza o lançamento do primeiro guia cultural feito por jovens, de maneira totalmente colaborativa, em Paracatu. O evento de lançamento do “Cola em Paracatu” acontece de forma virtual no dia 08 de junho. Por meio do site: www.aic.org.br/rededecultura vai ser possível realizar o download gratuito da versão digital do Guia Cultural “Cola em Paracatu”, tanto em PDF quanto em áudio livro. Esse Guia foi desenvolvido pelos jovens participantes da Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil. É jovem e é de Paracatu (MG). Mas ele não diz de um só jovem, e sim de vários. É das juventudes e não olha só pro centro. Ele quer ver e mostrar o que Paracatu tem por dentro, por fora, na borda…tudo que é bom com borra, que é babado! Mas desde já é preciso avisar: este guia é da cultura viva, em movimento. Tem como principal objetivo é, portanto, falar das tradições e dos hábitos enraizados no cotidiano da população, dos conhecimentos das pessoas mais velhas, das manifestações artísticas e culturais, das receitas populares, das práticas religiosas.

Sobre o coletivo Expressarte

O coletivo Expressarte reúne jovens de 15 a 29 anos de diversas regiões da cidade. Foi formado no ano de 2019, no âmbito do projeto Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil (RCPJ), executado pela Associação Imagem Comunitária (AIC) e patrocinado pela Kinross com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Realização: Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal – Pátria Amada Brasil.

Sobre o projeto Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil

O projeto Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil tem como principal objetivo formar jovens agentes mobilizadores de cultura na cidade de Paracatu. Ou seja, traz as e os jovens para o centro da ação de reflexão e intervenção na cultura da cidade, de maneira que elas e eles sejam protagonistas nos processos de fomento, renovação e movimentação cultural em Paracatu. A trajetória formativa proposta dentro do projeto consiste em duas etapas: 1. O mapeamento e sistematização de iniciativas e manifestações culturais paracatuenses em um guia cultural feito pelas mãos das e dos jovens; 2. A criação de uma agenda cultural para a cidade com a cara das juventudes locais, mas que, ao mesmo tempo, dialogue com as iniciativas mapeadas para o guia cultural.

Sobre a Associação Imagem Comunitária

A Associação Imagem Comunitária (AIC) nasceu em 1993, com a TV Sala de Espera – projeto de extensão do Curso de Comunicação Social da UFMG que implementou uma experiência de TV comunitária voltada à educação para a saúde. Em 26 anos de atuação, a entidade tem se dedicado ao desenvolvimento das mais variadas metodologias de construção do diálogo em processos de mobilização social e educação para a cidadania e de empoderamento de sujeitos com vistas à construção do desenvolvimento humano pleno. Nessa perspectiva, a AIC já realizou centenas de projetos e programas nos campos da Educação, Cultura e Mobilização Social, Desenvolvimento Local Sustentável, Educação Ambiental e Promoção da Saúde. Ao longo de sua trajetória, consolidou uma rede composta por mais de 500 parceiros, entre empresas, organizações públicas, movimentos e fóruns de promoção da cidadania. Seu trabalho é reconhecido por mais de 30 prêmios nacionais e internacionais, concedidos por organizações como a ONU Cidades, UNICEF e UNESCO.

Serviço:

“Lançamento Guia Cultural Cola em Paracatu” Data: 08 de junho de 2020, segunda-feira

Download GRATUITO disponível em www.aic.org.br/rededecultura

CONTATO Assessoria de Imprensa do grupo Expressarte:

Rillary Barbosa (38) 9 9934-7637

Referência para o projeto Rede de Cultura e Protagonismo Juvenil:

Sarah Dutra (38) 9 8423-7684

Realização: Secretaria Especial Da Cultura, Ministério Da Cidadania E Pátria Amada Brasil Governo Federal.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados