Simulado envolvendo produto químico em Paracatu é realizado com sucesso

 Simulado envolvendo produto químico em Paracatu é realizado com sucesso

Exercício durou uma hora e meia e foi considerado produtivo e positivo pela Defesa Civil

O simulado realizado na manhã desta quarta-feira (24/11) pelo Plano de Ajuda Mútua (PAM) de Paracatu, para testar a atuação do grupo em cenário de emergência envolvendo produtos químicos, foi bem-sucedido. A atividade foi executada em aproximadamente uma hora e trinta minutos.

Segundo Emerson Garcia, coordenador da Defesa Civil municipal, o exercício, que simulou um acidente entre um veículo de carga contendo cianeto e um automóvel, foi positivo e produtivo. “Foi um simulado-escola, com o qual aprendemos muito sobre cianeto, resgate e contaminação. A união de todos os participantes do PAM foi fundamental”.

O simulado testou as situações de resgate das vítimas e atendimento médico, contenção do vazamento hipotético de material químico e descontaminação da área atingida, além do impacto do suposto acidente na rodovia 040 e a atuação dos órgãos responsáveis para garantir segurança e fluidez do trânsito no contexto adverso.

Integrante do PAM, a Kinross esteve diretamente envolvida na organização do simulado, por usar o cianeto, produto químico biodegradável utilizado no processo produtivo do ouro, na etapa da hidrometalurgia.

A Kinross segue padrões do exército brasileiro e do Código Internacional de Cianeto para manipulação do produto. A empresa foi a primeira mineradora brasileira a ser signatária do Código Internacional do Cianeto, um reconhecimento às boas práticas adotadas na aquisição, no manuseio, uso e descarte desse produto.

Ser certificada no Código Internacional de Cianeto, como é o caso da Kinross, significa que o organismo internacional responsável pela certificação verificou e comprovou que a empresa adota as melhores práticas na aquisição, estocagem, manuseio, uso e descarte do cianeto, respeitando as pessoas e o meio ambiente.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados