Sesc promove diversas atividades culturais em Paracatu

 Sesc promove diversas atividades culturais em Paracatu

casa-da-cultura

“Sesc nas Festas Populares” chega à cidade para dois dias de atrações. Participação gratuita e aberta ao público

#SescMinas

A cidade de Paracatu, região Noroeste do estado, recebe nos dias 22 e 23 de novembro mais uma edição do Sesc nas Festas Populares, projeto de valorização da arte e da cultura tradicional que integra a política de cultura do Sesc em Minas. A programação, que compõe a Semana de Arte e Cultura da cidade, será composta por roda de conversa para discutir como preservar, renovar e inovar as manifestações populares e cortejo cultural com apresentação de danças tradicionais, Folia de Nossa Senhora de Abadia, cantorias e muito mais. O evento é realizado pelo Sesc com o apoio do Sindicato do Comércio Varejista de Paracatu (SindComércio Paracatu) e da Prefeitura local.

O município foi escolhido para receber o Sesc nas Festas Populares uma vez que teve seu centro histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2012 e, hoje, é uma das cidades referência em Minas Gerais em relação à sua arquitetura e a suas manifestações populares. Em novembro, o município realiza a Semana da Arte e Cultura, uma ação que valoriza a cultura local em vários segmentos como a gastronomia, a música e a arte.

SOBRE O ‘SESC NAS FESTAS POPULARES’

Com o objetivo de preservar e valorizar o patrimônio imaterial de Minas Gerais, o Sesc nas Festas Populares promove o fomento e a difusão das manifestações culturais tradicionais, enriquecendo e mantendo viva a cultura do estado. O intuito é promover e estimular discussões sobre a difusão das artes e da produção artística, respeitando os símbolos e crenças de cada região, além de estimular a pesquisa, a criação, a preservação e a experimentação da diversidade cultural, convidando artistas, produtores, agentes culturais e outros profissionais que contribuam com o potencial de transformação social por meio do desenvolvimento.

SOBRE OS GRUPOS

Grupo de Folia Nossa Senhora da Abadia e Ribeirão: movimento religioso do qual a Catira faz parte. Com mais de 60 anos de existência, essa é a segunda e terceira geração de foliões que saem em visita às fazendas vizinhas com a Bandeira de Nossa Senhora da Abadia, onde rezam, cantam e dançam a catira.

Orquestra de Violas Aedos e Violeiros: completou em junho de 2019 18 anos de existência. A iniciativa surgiu a partir do projeto Aedos e Violeiros, desenvolvido pelo seu idealizador, Gilson Couto, em parceria com o Sesc Paracatu desde o ano de 2004. Surgiu com o ideal de resgate e manutenção da música de raiz e valorização da viola caipira e seus amantes.

Grupo da Caretada do São Sebastião: é composto por 24 dançantes, sendo 12 fantasiados de damas e 12 de cavalheiros e por instrumentistas: sanfoneiros, violeiros, tocador de pandeiro e tocador de caixa ou tambor. A prática dessa dança é muito antiga e há relatos que é uma tradição que já acontece há mais de 100 anos. Na Comunidade São Sebastião, é sempre apresentada dia 23 para 24 de junho, em comemoração ao dia de São João Batista. Os componentes seguem a noite toda, de casa em casa, em toda a comunidade apresentando a dança. Tudo é finalizado com a oração em agradecimento a Deus e a São João. Após o giro da noite, a festa é encerrada com almoço na casa do Festeiro.

Grupo de capoeira Axé-Dendê: Darley Ferreira Gomes, conhecido como Mestre Cacau, iniciou-se na capoeira nos anos 80, quando se dedicou à pesquisa e aperfeiçoamento da capoeira. É fundador da Associação Cultural Axé Dendê Capoeira em Paracatu, onde mantém um trabalho social em parceria com diversos órgãos na cidade, sendo reconhecida como uma instituição de utilidade pública. O grupo cultural axé dendê tem por finalidade realizar estudos, pesquisas e divulgações da cultura afro-brasileira e a capoeira por meio de de aulas, eventos culturais e sociais, palestras, oficinas e eventos do gênero.

Grupo Raio de Sol Sesc +60: com mais de 20 anos de existência e tradicionalmente conhecido na cidade, o grupo é composto pelo público +60 e faz parte das ações de Assistência do Sesc Paracatu. Para o Sesc nas Festas Populares, os participantes apresentarão uma coreografia de Maculelê, dança folclórica brasileira de origem afro-brasileira e indígena adaptada aos participantes do grupo.

Grupo Cênikas: o grupo de teatro é, hoje, um dos únicos atuantes em Paracatu que não mantém vínculo com nenhuma instituição de ensino ou religiosa. Um movimento apartidário e movido pela força de jovens que acreditam no próprio potencial e na possibilidade de sustentabilidade da cultura por meio do fomento, da difusão, da valorização e da fruição de seus espetáculos teatrais. O Cênikas trabalha em várias áreas da encenação, mas se concentra no teatro de rua com traços do Clown, usando em grande parte dos trabalhos texto próprio com resgate de cantigas da cultura popular, usando dessa forma as letras simples e objetivas para levar as mensagens.

Confira a programação:

22/11

18h30

Roda de Conversa: Manifestações Populares: preservar, renovar e inovar.

Local: Casa de Cultura – Rua do Ávila, s/n – Centro

Mediadora: Terezinha Guimarães

Convidados: Mestres da Caretagem de São Sebastião, Folia de Nossa Senhora da Abadia, representantes dos grupos Axé de Dendê, Grupo Cênikas e Grupo Batalha do Ouro.

23/11

15h30

Cortejo Cultural

Concentração: Igreja Santana

Término: Praça Ademar da Silva Neiva (Igreja do Rosário)

16h30

Apresentações de danças tradicionais, caretada, folias e cantorias

Local: Praça Ademar da Silva Neiva (Igreja do Rosário)

#EUVALORIZO

O Sesc nas Festas Populares é só um exemplo da atuação do Sesc em prol da preservação da cultura em Minas Gerais. Ajude a garantir a continuidade deste trabalho, assinando a petição disponível no link minasvalorizaobrasil.com.br. #EuValorizo

SERVIÇO

Sesc nas Festas Populares – Paracatu

Data: 22 e 23 de novembro de 2019

Hora: conforme programação

Local: conforme programação

Participação gratuita

Informações para o público: (38) 3311-3800

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados

Leave a Reply