Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é realizada em Paracatu

A Prefeitura Municipal de Paracatu, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ministério Público do Estado de Minas Gerais – Comarca de Paracatu e Secretaria Municipal de Cidadania e Habitação abriram nesta segunda-feira (16), as atividades do maio da Proteção Integral – Semana Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e Semana Municipal de Incentivo a Adoção.

Estiveram presentes: Prefeito Municipal o senhor Igor Pereira dos Santos, Vice-Prefeito o senhor Gabriel Ferrão,   a promotora de justiça Dra. Maria Constância Martins da Costa Alvim,  representante  da Câmara Municipal de Paracatu a vereadora Claudirene Rodrigues, Secretária de Cidadania e Habitação senhora Ana Maria Andrade,  Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o senhor Élcio Ferreira de Moura, Dargento PM Arlete Marques e representando a Policia Civila Sra. Márcia.

Mês de Maio Laranja

Estamos em maio o mês Laranja com ele se inicia uma série de mobilizações e reflexões acerca de um tema muito importante: o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Em 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES). No ano de 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje.

Daí a campanha tem como data oficial dia 18 de maio e foi inspirada na cor laranja da gérbera, uma flor muito conhecida no Brasil que simboliza a fragilidade e vulnerabilidade da criança.

Talvez o apelo ou o viés feminino da campanha seja pela adoção da cor laranja que também está associada à outra campanha apoiada pela ONU contra a violência às mulheres.

O titulo de Dia Laranja, a campanha tem como objetivo o fim da violência à mulher. Todo dia 25 de cada mês, pessoas solidárias à causa se vestem com uma peça na cor laranja como forma de chamar a atenção da sociedade para o sofrimento de mulheres que na maioria das vezes sofrem caladas e acuadas.  A cor laranja representa a positividades e energia representando um futuro sem violência contra meninas e mulheres.

Infelizmente é uma dura realidade, é difícil de processar, todos nós sabemos. Isso tudo nos causa raiva, dá nojo, mas é necessário acabar com esse fato. A cada hora 3 crianças são abusadas no Brasil. Cerca de 51% tem entre 1 a 5 anos de idade.

Todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no nosso país e há dados que sugerem que somente 7,5% dos dados cheguem a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números na verdade são muito maiores.

25 de maio – Dia Nacional da Adoção

Dia Nacional da Adoção é comemorado no 25 de maio como uma forma de conscientização das pessoas a respeito da importância desse ato. Sendo implantado em nosso país por uma lei decretada em 2002.

Atualmente, quase 10 mil crianças estão na fila para adoção, sendo que a maior parte delas possui idade superior a cinco anos. Os interessados em adotar uma criança ou adolescente precisam atender uma série de requisitos estabelecidos como forma de garantir ao adotado que ele tenha acesso a tudo que precisa.

Uma data que procura conscientizar a sociedade sobre a importância de adotar e assegurar o direito de crianças e adolescentes á convivência familiar.

A adoção, além de ser um processo legal, é uma ação em que uma pessoa dispõe-se a aceitar que outra pessoa torne-se parte de sua família. Essa ação tem ligação direta com a relação de pai e filho, e, assim, quando adotamos alguém, estamos aceitando outra pessoa dessa forma.

Atenção:

Se você desconfiar de algum caso, não silencie. Converse com a criança, interaja, não julgue. E se você tiver certeza, não se cale, denuncie. Disque 100

Apresentação 

A apresentação artística do Projeto Pintando o Sete da Associação  de Assistência a Criança e ao Adolescente. Esse projeto Pintando o Sete é financiado pelo FIA e confinanciado através de subvenção da Secretaria de Cidadania e Habitação.

Palestra

Pedagogo, orientador educacional, especialista em educação sexual há 15 anos desenvolve palestras e oficinas para pais, professores e outros profissionais na área da sexualidade humana., Ailton Gonçalves Carvalho é o palestrante convidada nesta manhã de segunda-feira.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados