Reformas transformaram a Escola Municipal Gidalte Maria dos Santos. Obras foram inauguradas nesta quinta-feira

 Reformas transformaram a Escola Municipal Gidalte Maria dos Santos. Obras foram inauguradas nesta quinta-feira

“Aluno bom estuda em qualquer lugar!”. Esse é o tipo de pensamento errado que algumas pessoas ainda acreditam fielmente. Contudo, é fato que ter em mente a importância da estrutura física da escola maximiza o aprendizado dos estudantes. Portanto, a estrutura física da escola não pode ser considerada irrelevante e foi assim que a união e esforços da Empresa Kinross, comunidade do Alto da Colina e Prefeitura Municipal de Paracatu se uniram para melhorar a qualidade de ensino desses alunos.

“O diálogo cria base para colaboração.” Paulo Freire

Escola Municipal Gidalte Maria dos Santos

Inaugurada em 1991, a Escola Municipal Gidalte Maria dos Santos, bairro Alto da Colina, foi totalmente transformada com as reformas feitas pela Empresa Kinross, Associação Comunitária do Alto da Colina em parceira com a Prefeitura Municipal de Paracatu.

As obras tiveram inicio em fevereiro deste ano, contemplaram a troca de telhados, calhas, toda parte elétrica e hidráulica, construção do muro de fundo da escola, nova fachada, reforços dos demais muros e pintura geral, deixando o espaço mais arejado e confortável, somando um total de investimento de R$ 1,6 milhão.

As aulas foram transferidas, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, para a Escola Joaquim Adjuto Botelho, no bairro JK, a fim de que, tanto o ano letivo quanto a qualidade das aulas não fossem impactadas pela reforma.

As obras transformaram totalmente a Escola Municipal Gidalte Maria dos Santos e quem ganha com essa transformação, os 220 alunos, professores, a comunidade escolar e o município.

Quando a escola oferece um espaço completo, agradável e acolhedor ao estudante, além de melhorar o seu aprendizado, ela considera a saúde física e psicológica do aluno.

Uma infraestrutura escolar de qualidade contribui significativamente para a melhoria da aprendizagem, segundo uma pesquisa realizada em 2011 pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Os resultados da pesquisa apontaram que os estudantes de escolas com melhores condições em infraestrutura obtiveram melhores pontuações em relação aos alunos de escolas com condições mais precárias.

Oferecer aos alunos um ambiente escolar estruturado torna as atividades escolares mais atrativas e estimulantes, pois não se resumem à teoria em sala de aula, uma vez que as experiências práticas e as atividades extracurriculares enriquecem o aprendizado e além de que, quando a escola oferece possibilidades de uma boa estrutura com certeza, os alunos terão maior interesse em passar mais tempo no ambiente escolar.

 

Presentes a solenidade

Participaram da cerimônia de inauguração das reformas da Escola Municipal Gidalte Maria dos Santos, o Prefeito Igor Santos, o representante da empresa Kinross Rodrigo Gomides, gerente Geral Adjunto e diretor de Operações da Kinross, Secretário Municipal de Educação e Tecnologia Tiago de Deus, Diretora da Escola Lecy Machado Pires, Presidente da Associação dos moradores do Alto da Colina Sebastiana Pereira da Cruz Neves, o representante da Câmara Municipal o vereador Renato Martins, contou a presença dos alunos, professores, funcionários da empresa Kinross, da Secretaria de Educação e de moradores do bairro Alto da Colina.

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados