Receita Federal e UFU firmam parceria para implantação do 1º NAF-Comex no Triângulo Mineiro

O Acordo de Cooperação entre as instituições foi ampliado para que o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) atue também na área de comércio exterior a partir de 2022

A Receita Federal em Uberlândia e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no próximo dia 21 de junho, formalizam a ampliação do Acordo de Cooperação assinado em 19/08/2021 para passar a abranger, a partir de 2022, também o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal voltado ao comércio exterior (NAF-Comex).

O objetivo do NAF-Comex é contribuir para que o microempreendedor individual (MEI) e o cidadão hipossuficiente possam exportar seus produtos e auxiliar também na importação, além de outras demandas relacionadas ao comércio exterior. A cerimônia de inauguração do NAF-Comex acontecerá no dia 21 de junho, às 9 horas no Auditório 5S do Campus Santa Mônica da UFU.

Participarão da solenidade o delegado da Receita Federal em Uberlândia, auditor-fiscal Luiz Cláudio Martins Henriques; o superintendente da Receita Federal em Minas Gerais, o auditor-fiscal Mário José Dehon São Thiago Santiago, o superintendente adjunto da Receita Federal em Minas Gerais, o auditor-fiscal Orlando Soares dos Santos, o auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa e a Gerente Nacional do NAF, a analista-tributário Ana Paula Sacchi Kuhar e como representantes da UFU, o reitor, professor Valder Steffen Júnior, o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Helder Eterno da Silveira, e o coordenador do NAF-Comex, professor Germano Mendes de Paula.

A implantação do NAF-Comex em Uberlândia é uma grande conquista, não só para as instituições parceiras, a Receita Federal e a UFU, mas também para os estudantes dos cursos de Relações Internacional e de Ciências Econômicas, que terão a oportunidade de vivenciar na prática os ensinamentos recebidos sobre temas ligados ao comércio exterior, e também para os microempreendedores e para as pessoas físicas que queiram exportar e importar, mas não tinham condições de fazê-lo por falta de conhecimento e/ou de uma assessoria de negócio. Esse Núcleo que está sendo implantado no município, junto com iniciativas de outras instituições, como o Sebrae e a Apex Brasil, por meio da iniciativa PEIEX, projetam o município e a região ainda mais no cenário externo – é um grande ganho para a região, destacou Luiz Cláudio, Delegado da Receita Federal em Uberlândia.

O auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa comenta “o potencial de atuação e crescimento do NAF-Comex no Triângulo Mineiro é muito grande. Já temos uma rede de comércio exterior bem desenvolvida e a inclusão do microempreendedor individual (MEI) e do cidadão hipossuficiente nas transações internacionais será benéfica para toda a sociedade. Pequenos produtores rurais, apicultores, fabricantes de cachaça e de cerveja, escritores e até mesmo artesãos são alguns dos empreendedores regionais que poderão expandir seus negócios. Assim, a criação do NAF-Comex é de grande valia para que esses pequenos empreendedores possam dar os primeiros passos no comércio internacional, seja para a exportação de seus produtos seja para a importação de matérias-primas.”

Sobre o NAF

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é uma parceria da Receita Federal do Brasil (RFB) com as Instituições de Ensino Superior (IES), que visa disponibilizar orientação tributária e fiscal pelos estudantes universitários a pessoas físicas de baixa renda, bem como a microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos. Constitui-se também como importante elemento da prática profissional para os alunos de ciências contábeis e comércio exterior.

Promovem uma interação maior entre a RFB, as Instituições de Ensino, os alunos e a sociedade, propiciando, por meio da cooperação mútua, através de um Acordo de Cooperação, a qualificação de futuros profissionais contábeis e de comércio exterior, e a prestação de serviços fiscais aos contribuintes hipossuficientes, com vista ao fortalecimento da imagem de ambos (RFB e IES) perante a sociedade e ao desenvolvimento da moral tributária e cidadania.

O NAF-Comex da UFU será vinculado aos cursos de Ciências Econômicas e Relações Internacionais.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados