Projeto de proteção de nascentes beneficia 155 proprietários rurais de Paracatu

 Projeto de proteção de nascentes beneficia 155 proprietários rurais de Paracatu

Iniciativa da Kinross protege 215 nascentes e 51 áreas de veredas da bacia do Rio Paracatu, favorecendo o manancial e a qualidade de vida da comunidade

thumbnail_Proteção de nascentes 2 thumbnail_Proteção de Nascentes 1Proteção de nascentes 3

 A promoção de atitudes sustentáveis e o cuidado com o meio ambiente têm impacto direto na disponibilidade hídrica, essencial para a realização de atividades domésticas e rurais. A Kinross, em parceria com produtores rurais, ONGs e o poder público estão agindo em prol da preservação e revitalização da bacia do Rio Paracatu, um dos principais afluentes do Rio São Francisco.

 Em Paracatu, o projeto Proteção de Nascentes e Veredas cresce continuamente desde 2010. Até o momento, a iniciativa que mobiliza a comunidade para a proteção das nascentes localizadas na bacia do rio já recebeu o apoio de 155 proprietários rurais. Ao abraçar o projeto, os produtores recebem o apoio e os investimentos necessários para cercar nascentes e matas ciliares. O trabalho reduz os impactos da agricultura e pecuária ao evitar o desmatamento em Áreas de Preservação Permanente (APPs), além de prevenir a compactação do solo e a contaminação dos cursos d’água pelo pisoteio e dejetos produzidos pelos animais.

 A intervenção também potencializa a recarga dos aquíferos, uma vez que facilita a infiltração da água de chuva no solo. Dessa forma, o trabalho conjunto contribui para a garantia da disponibilidade hídrica tanto nos períodos de maior chuva quanto nos períodos mais secos, afetando positivamente o trabalho do produtor rural e o consumo de água das famílias que vivem nas áreas beneficiadas.

 “Já realizamos o cercamento de quase 120 quilômetros de nascentes e veredas e o crescimento constante do projeto se deve ao apoio da comunidade. Para alcançarmos resultados ainda maiores, o projeto permanece levando conscientização, orientação e informação para os produtores”, destaca Osmar Ferreira, supervisor de Meio Ambiente da Kinross.

 Dados e histórico do projeto

 A iniciativa foi idealizada em 2010 pela Kinross, com apoio da ONG Movimento Verde (MOVER), do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e proprietários rurais da região. Prestes a completar uma década, o projeto promove a conservação de 215 nascentes e 51 áreas de veredas. Com um investimento de quase R$ 1,3 milhão, o trabalho já protegeu 1.650 hectares de área na bacia do Rio Paracatu. Nascentes que antes estavam quase morrendo hoje fornecem água para várias propriedades, o que beneficia a comunidade local aumentando o volume e da qualidade da água.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados

Leave a Reply