Programa Integrar Contra a Covid-19 lança campanha de saúde mental em Paracatu

Ações de apoio às comunidades locais durante a pandemia são expandidas na campanha “Saúde Mental: Eu Cuido”

Dando sequência ao suporte à comunidade durante a pandemia do novo coronavírus, a Kinross Brasil Mineração expande as ações do “Programa Integrar Contra a Covid-19: Força Tarefa” por meio da campanha de mobilização social “Saúde Mental: Eu Cuido”. A iniciativa foi enfatizada nesta segunda-feira, 28 de setembro, em uma live com a participação de especialistas do campo da psicologia em Paracatu. Durante o evento, foram apresentadas como as pessoas podem procurar atendimento psicoterápico durante esse período de pandemia.

A campanha “Saúde Mental: Eu Cuido” tem como objetivo enaltecer a importância dos cuidados e da preservação da saúde mental e combater estigmas e preconceitos em relação a esse tema comumente tratado com descaso. A iniciativa surgiu em resposta às demandas dos diagnósticos realizados em Paracatu para a implantação do “Programa Integrar Contra a Covid-19: Força Tarefa”. Nesses levantamentos, pessoas de diversos setores da cidade relataram questões relativas à ansiedade, medo e depressão como experiências recorrentes e consequências diretas da pandemia.

Na campanha foi criado o quadro semanal “Se Cuida!” dentro do programa de rádio “Integrar Educação Contra a Covid-19”, no qual dois psicólogos dão dicas de saúde mental para o público. O programa vai ao ar todas as quartas-feiras, às 14h, nas rádios Alternativa FM – 97.3, Boa Vista FM 96.5, Única FM – 92.5 e Vitória FM – 87.9.

Desde o início de sua implementação, o Programa Integrar desenvolveu ações preliminares para o desenvolvimento da campanha de saúde mental. Primeiro, foi feito o levantamento de iniciativas de profissionais de saúde que pudessem dar suporte às pessoas com queixas relacionadas a questões psicológicas que foram agravadas durante a pandemia. Em seguida, foi divulgado o trabalho desses projetos e profissionais mapeados na Plataforma Integrar. Por meio da escuta ampliada com profissionais de educação e outros atores sociais, também foram encaminhadas indicações dos serviços e orientações sobre as possibilidades de busca de ajuda e atendimento psicossocial.

Suporte gratuito à saúde mental no município

Em Paracatu, o Hospital Universitário da Universidade Atenas (HUNA) oferece atendimento psicológico gratuito como parte das atividades do curso de Graduação em Psicologia. Os atendimentos são realizados por estudantes do curso de Psicologia da Universidade Atenas.

Qualquer pessoa pode entrar em contato com o Hospital e agendar uma consulta. O atendimento é gratuito e para todas as idades. Os agendamentos são feitos pelo telefone (35) 9 9905-5350. Mais informações podem ser acessadas pelo site do Hospital Universitário da UniAtenas e também via rede social: @uniatenasoficial.

Opções de atendimento remoto em todo o Brasil

Na página “Saúde Mental” da Plataforma Integrar, também é possível encontrar sugestões de atendimento remoto em todo o país. Há dicas projetos com acesso gratuito, como o Psicovid, e uma lista de psicólogas(os) que atendem de forma remota e com preços sociais. Na plataforma ainda estão disponíveis informações sobre a necessidade do cuidado com a saúde mental, além dos posts de conscientização, para compartilhar em seus círculos de amizade e redes sociais.

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados