Prefeitura Municipal de Paracatu lança o “Paracatu Avançar”

 Prefeitura Municipal de Paracatu lança o “Paracatu Avançar”

Em cerimônia nesta manhã de segunda-feira (22), foi lançado o programa “Paracatu Avançar”, o maior programa de infraestrutura, desenvolvimento socioeconômico e de geração de empregos da história da cidade de Paracatu. Esse programa representa “A Construção de Um Novo Tempo Para Todos”.

A mesa foi composta pelo prefeito Igor Santos, vice-prefeito Gabriel Ferrão, presidente da Câmara Municipal Manoel Alves, Secretário de Gestão Pública, Maikon Freitas e a representante da Caixa Econômica Federal a Superintendente Executiva de Governo a senhora Gesilany Renk.
O PROGRAMA
Esse programa teve um vasto estudo onde puderam avaliar as necessidades estruturais; de Desenvolvimentos socioeconômicos e educacionais da cidade de Paracatu. A Administração Municipal traçou um plano de metas capaz de dar soluções a essas importantes e necessárias demandas que ainda comprometem o desenvolvimento do município e região e também a qualidade de vida das pessoas. Daí desta análise conjuntural da cidade e suas prioridades, nasceu o “Paracatu Avançar”, que está arquitetados sobre o tripé: Estrada do Entre Ribeiros, FINISA ( Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público), e duplicação de vias do Sistema Viário.
O “Paracatu Avançar” foi formatado de modo a permitir à Administração Municipal dar respostas satisfatórias a questões de máxima urgência para o avanço do município e região e claro, o bem-estar da comunidade.
O “Paracatu Avançar” ainda contará como aro agregado a geração de milhares de novos empregos, mobilizando investimentos no valor de R$ 176.000.000,00 (cento e setenta e seis milhões de reais).
Deste valor, 71.850.000,00 (setenta e um milhões, oitocentos e cinquenta mil reais), serão provenientes do FINISA para investimentos necessários na área de Infraestrutura.

Fizeram o uso da palavra o Secretário de Gestão Pública Maikon, bem empolgado falou da importância do programa para o desenvolvimento do município, sobre os recursos do FINISA que serão empenhados para melhorar ainda mais a infraestrutura de Paracatu.

Representando a Caixa a senhora Gesilany Renk falou sobre este grande momento para a população paracatuense, Segundo ela, a parceria entre a instituição e o Governo Municipal é sempre recebida de forma positiva, já que as obras, entre elas pavimentações e construções de creches e escolas trazem benefícios para toda a população.

O presidente da Câmara Municipal Manoel Alves parabenizou o executivo por esta iniciativa de grande relevância para o munícipio e deixou as portas abertas do Legislativo para o que for necessário em beneficio da população.

O Vice-prefeito Gabriel Ferrão acredita muito no potencial da cidade e que é importante para esta alavancada no desenvolvimento, um momento certo para colocar a mão na massa e fazer de Paracatu uma cidade reconhecida mundialmente. Falou dos recursos do FINISA que será empenhada em obras importantes para melhorias da infraestrutura na cidade e a qualidade de vida dos munícipes.
No final como é de praxe a fala do jovem Prefeito Igor Santos, que em seu primeiro ano de governo, em plena pandemia vem se desdobrando para melhorar a vida dos paracatuenses.
Para o prefeito esse programa “Paracatu Avançar” é o que Paracatu precisa no momento depois de anos alguns setores terem ficado de lado.

“O Programa “Paracatu Avançar” tem três pilares um é a estrada do Entre Ribeiros, porque é impossível se falar de desenvolvimento econômico de Paracatu sem falar do desenvolvimento do agronegócio. Então é uma bandeira que nós assumimos desde o inicio é um sonho de 40 anos e que hoje já está publicado no diário oficial, o edital de asfaltamento da estrada do Entre Ribeiros. Este investimento é transformação, empregos para a cidade, A LMG 680 que já chamamos de rodovia da produção, será a grande locomotiva da produção, temos ali uma das maiores áreas irrigadas da América Latina. Locação do agronegócio gigante e que a gente vai entrar para que Paracatu possa dar um salto gigantesco.
Assim também o Programa “Compreende Turismo” que é outra locação que precisamos explorar dentro desse tempo, também dentro do programa está nosso sistema viário e gostaria de destacar sobre a continuidade que nós estamos dando nas obras do governo anterior, primeiro tivemos a oportunidade clara de transformar Paracatu num cemitério de obras abandonadas, porque nós recebemos inúmeras obras em estágio muito inicial, prematuro e tivemos uma decisão muito sábia de seguir toda e qualquer obra e melhorar os projetos. Esta obra viária 50% concluídas, hoje temos previsão e investimentos de 20 milhões de reais, e a obra viária mais importante das ultimas décadas de Paracatu que realmente vai abrir o desenvolvimento da cidade e começar a desafogar o transito de Paracatu. O FINISA que nós temos preparado há muito tempo. O FINISA é um investimento volumoso na cidade que trás algumas respostas, primeiro trás uma reposta da pandemia, todos sofreram com a pandemia, todos perderam dinheiro com a pandemia, e o poder público tem que atuar em momentos difíceis foi só assim que o poder público conseguiu superar esse momento de crise foi assim em 1930 quando aconteceu a maior crise do mundo, em 2008 quando o país deu a resposta com grandes obras. O que a FINISA nos oferece é a melhoria da infraestrutura. A construção de mais de 36 obras faz que com nós geramos mais de mil empregos diretos, mais de três mil empregos indiretos. Mais de 100 milhões de reais serão investidos aqui na cidade que vão aos poucos transformando Paracatu. Nós estamos aqui numa corrida de 10 anos em dois anos. Isso nos dá a segurança que tomamos a decisão correta e no momento certo. Paracatu tem uma saúde financeira excelente.”
O prefeito falou do pagamento do decimo terceiro que foi pago na primeira quinzena para ajudar neste momento de pandemia e a segunda parcela em dezembro,
O prefeito citou um exemplo interessante comparando a cidade de Paracatu com uma pessoa .” Uma pessoa que ganha 20 mil, tá ganhando muito bem. Seria possível esta pessoa comprar uma casa de meio milhão de reais agora? Não a não ser que ele para, espera muitos anos economizando ou faz um financiamento, é o que a gente está fazendo agora. O munícipio de Paracatu é o cara que ganha bem. A gente consegue fazer este investimento de 76 milhões com o caixa do município, não consegue, até porque se conseguisse ia pergunta, porque não foi feito ainda? Porque que em 40 anos se é tão fácil, se o dinheiro está disponível, se o dinheiro está sobrando, porque durante s 40 anos ninguém fez. Imagino que ninguém queria ver o povo sofrer. Se não fizeram porque realmente não dava, porque realmente as condições não eram oferecidas, até desafio a quem dizer que município está com dinheiro sobrando consegue fazer. O município tem seus compromissos, esses compromissos não podem ser cortados, como ficam todos os serviços do município, é importante dizer que só nesta pandemia nós gastamos 60 milhões de reais, nós não tivemos medo nenhum ou precaução nenhuma de investir em recursos da saúde para poder salvar vidas e é por isso que Paracatu não teve ninguém nos corredores com oxigênio sentado no chão. É por isso que Paracatu teve condição de dar dignidade, atendimento e por isso nenhum paracatuense fico sem atendimento durante esse período tão difícil, porque nós realmente investimos muito, não tivemos medo de investir, tivemos uma equipe da saúde fantástica que abraçou esta causa e fez que nosso munícipio avançasse. Hoje entregamos com muita tranquilidade o projeto da cidade. O que nós oferecemos aqui hoje é muito especifico para a cidade. Pela Caixa nós precisaríamos dizer assim, precisamos de 72 milhões de reais para fazer investimentos na infraestrutura. Infraestrutura o que a gente decidir depois, bastava isso. Mas nós estamos fazendo exatamente o contrário, estamos descrevendo aqui um investimento de 80 milhões de reais para que todo mundo saiba e possa cobrar exatamente para onde está indo cada real desse projeto aqui hoje. É um projeto muito especifico muito detalhado, muito realista que atende as necessidades das pessoas.” Trecho da fala do prefeito Igor Santos
Esse programa “Paracatu Avançar” tem como objetivo de promover obras de infraestrutura, habitação, saneamento, sistema viário, além da criação de banco de projetos.

Ato de assinatura do projeto de Lei que autoriza o Poder Executivo a contratar a operação de crédito com a Caixa Econômica Federal – CEF

As ações contempladas pelo financiamento serão executadas em todas as regiões da cidade, garantindo a execução de obras de grande relevância para a dinâmica da cidade, tais como:

fotos de alguns projetos a serem construídos

 

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados