Paracatu vai identificar principais vocações e potencialidades do município

Projeto de place branding ouvirá a população para elaborar estratégias com o intuito de posicionar a cidade como uma marca atrativa

Na busca por atrair mais investimentos e novos negócios para Paracatu, o Sebrae Minas e a Prefeitura do município, com o apoio de entidades parceiras e lideranças locais, estão iniciando um projeto de place branding para posicionar a cidade como um lugar economicamente atraente. A ideia é identificar vocações, fortalecer a identidade local e qualificar Paracatu como uma marca diferenciada em Minas Gerais e no Brasil.

A construção da marca passa essencialmente pela participação e colaboração dos moradores da cidade. Por isso, a partir do dia 27 de novembro, começa uma campanha de engajamento à iniciativa. Até o dia 3 de dezembro, serão realizados encontros, entrevistas e rodas de lego e de cocriação com grupos divididos por temáticas. Além disso, em alguns pontos da cidade serão instalados quadros com post-its, para que as pessoas possam expressar suas ideias de como deve ser a Paracatu do futuro.

De acordo com o consultor Caio Esteves, da Bloom Consulting – empresa responsável pela condução do projeto –, para compreender todas as potencialidades do município será necessária a participação do maior número de pessoas possível. A etapa de engajamento é um processo de colaboração e de criação coletiva. Vamos reunir as informações trazidas pelas pessoas e transformar essa potência em uma identidade, em algo que a torne conhecida pela população e desejada pelas pessoas de fora.

Nesta fase, como amostragem de pesquisa, serão realizados encontros com empresários, estudantes, professores, turistas, crianças, idosos, influenciadores, quilombolas, quitandeiras, representantes do setor hoteleiro e de restaurantes, gestores públicos, entre outros grupos. Os quadros com post-its serão levados para a Feira do Produtores Rurais, nas praças do Santana, da Matriz e do Rosário, e nos bairros Vila Mariana, Paracatuzinho e Cidade Nova. Os moradores também poderão participar por meio da plataforma www.somosparacatu.com.br. Outras informações podem ser obtidas na unidade do Sebrae Minas em Paracatu, pelo telefone (38) 3679-8300.

PROGRAMAÇÃO POST-ITS:

27/11 – SÁBADO

9h – POST-IT: Feira de Produtores

17h – POST-IT: Praça do Santana e Largo do Rosário

28/11  DOMINGO

17h – POST-IT: Praça do Paracatuzinho e Praça da Matriz na saída Missa

02/12  QUINTA-FEIRA

17h – POST-IT: Céu das Artes

03/12  SEXTA-FEIRA

17h30 – POST-IT: Praça da Vila Mariana e Praça do Cidade Nova

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados