Fundação Casa de Cultura Homenageia Bispo Emérito Dom Benedito

 Fundação Casa de Cultura Homenageia Bispo Emérito Dom Benedito

O Bispo Emérito da Diocese de Presidente Prudente, Dom Benedito Gonçalves dos Santos a, é o homenageado de 2023 com a inserção de sua fotografia no Salão da Fundação Casa de Cultura de Paracatu, além de registro no Livro de Ouro.

O descerramento da placa no salão de fotografia da Casa de Cultura aconteceu nesta terça-feira 17/10 com a presença do Prefeito Igor Santos, Presidente da Câmara Municipal a vereadora Claudirene Rodrigues, Secretário M. de Cultura e Turismo Igor Diniz, o homenageado Dom Benedito Santos, a Presidente da Fundação Casa de Cultura, Juliene de Almeida e o Presidente do Conselho de Fotografias, Elduir Gontijo, familiares e amigos do homenageado.

O Salão de Fotografias tem como principal objetivo homenagear personalidades que dignificam ou dignificaram o nome de Paracatu dentro ou fora do município, e que tenham se destacado nas áreas social, cultural, política, empresarial, econômica, comunitária e científica.

o Salão de Fotografia passa a ter 51 imagens de personalidades como Afonso Arinos, Antônio de Oliveira Mello, Joaquim Barbosa, Lavoisier Wagner Albernaz, Olympio Gonzaga, Zote André, Ed Guimarães, Terezinha Santana e o penúltimo a ser homenageado em 2022 Emiliano Pereira Botelho.

 

Um pouco da trajetória de Dom Benedito Gonçalves dos Santos

Dom Benedito Gonçalves dos Santos – bispo atual da Diocese de Presidente Prudente – tomou posse no dia 17 de Agosto de 2008 e foi nomeado pelo Papa Bento XVI no dia 02 de Abril de 2008. Nascido em Paracatu/MG, aos 19 de Junho de 1958, foi o 3º filho do casal Francisco Gonçalves dos Santos e Maria André dos Santos. Batizado e crismado aos 22 de Dezembro de 1968 na Catedral Santo Antonio, cidade de Paracatu, Minas Gerais. Ingressou na vida religiosa e foi ordenado Presbítero no dia 08 de Dezembro de 1990. Sua 1ª atuação se deu ao assumir a Paróquia Catedral em 17 de Fevereiro de 1991, tendo como auxiliar paroquial o grande missionário Pe.Afonso Pastore, responsável pela implantação das Comunidades Cristãs em Paracatu. Como Pároco, o então Mons.Benedito assistiu às pequenas comunidades cristãs (140-urbanas e rurais), zelando pela formação e construção das mesmas.

Após assumir a Diocese de Presidente Prudente, Dom Benedito Gonçalves dos Santos dedicou atenção especial às Paróquias – em número superior a cinquenta – com quatro regionais da Pastoral. Ao mesmo tempo foi elaborada extensa programação comemorativa ao Jubileu de Ouro do Seminário Diocesano “Mãe da Igreja” até 29 de Junho de 2016. Inauguração de um Memorial (com missa solene) já está previsto para o dia 28 de Maio. O Seminário Diocesano que teve como 1º Reitor, o Pe. João Goetz,  foi obra do inesquecível Bispo, Dom José de Aquino Pereira, tendo sido ordenados até hoje mais de 80 sacerdotes, 60 religiosos, 2.500 alunos e 1.200 coroinhas. “O Jubileu de Ouro é sempre motivo de louvarmos a Deus, fonte de vida e graça” – recorda Dom Benedito nas celebrações do seu Jubileu de Prata de Ordenação Presbiteral, prestigiado por representações das Dioceses de Araçatuba, São José do Rio Preto e Paracatu/MG, bem como Sacerdotes de todas as Paróquias; e o mais importante: a presença de Dom Agostinho Marochi – Bispo Emérito – e toda a comunidade diocesana.

   

 

 

 

 

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados