Cerrado de Paracatu – livro aborda a importância dos saberes tradicionais na preservação do bioma

 Cerrado de Paracatu – livro aborda a importância dos saberes tradicionais na preservação do bioma

 Uma manhã de céu azul, uma entrada colorida e triunfal, pôsteres enormes traziam a magia do cerrado para o espaço, através de belíssimas fotos da fauna e flora.

O Cerrado e o Livro

Considerada a savana mais rica do mundo em espécies, o Cerrado acaba de ganhar o livro “Cerrado de Paracatu” que foi lançado hoje, dia 18 de outubro, na Casa Paracatu. A Kinross é a idealizadora e produtora do livro que valoriza o bioma, e que também faz parte dos 30 anos da Kinross e a semana dos 225 anos de Paracatu. A publicação é rica em ilustrações multicores, além de trazer uma série de relatos.

A fotografia além de fazer parte da vida das pessoas, tem muitas finalidades, como a importante missão de retratar momentos e conectar cada ser humano com a natureza. O livro “Cerrado de Paracatu” trouxe esse encontro tão importante, que além da beleza, a conscientização e a importância de preservar esse patrimônio, que é o cerrado.

Esse belíssimo livro será doado para as escolas públicas e instituições da cidade e tem como objetivo valorizar e promover consciência ambiental para proteção deste verdadeiro patrimônio em biodiversidade do Brasil.

Importância do cerrado

O Bioma Cerrado é o segundo maior da América do Sul, onde ocupa uma área de 2.036.448  km2, correspondente a mais de 22% do território e é constituído principalmente por savanas. Este bioma abrange os estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal, além dos encraves no Amapá, Roraima e Amazonas. No Cerrado contém três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul, (Tocantins-Araguaia, São Francisco e Prata) o que, de certa maneira, favorece sua biodiversidade.(fonte:http://www.mma.gov.br/biomas/cerrado)

Devido à ação do homem, o Cerrado passou por grandes modificações, consequentemente, causando a extinção de algumas espécies. Dentre as que correm risco de desaparecer estão a Anta, capivara, onça-pintada, onça-parda, preá, paca, jaguatirica, cachorro-do-mato, calango, preguiça, teiú, cateto, gambá, lontra, tatu-bola, tatu-canastra, tamanduá-bandeira, cobras (cascavel, coral verdadeira e falsa, jararaca, cipó, jiboia), queixada, guariba.

“Em todas as coisas da natureza existe algo de maravilhoso” -Aristóteles

 

O Cerrado é considerado o segundo maior bioma da América do Sul e o segundo maior bioma do Brasil. Vamos cuidar!

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados