População pode ajudar a manter a cidade limpa

 População pode ajudar a manter a cidade limpa

Manter a cidade limpa não é uma tarefa fácil e a Prefeitura de Paracatu tem feito a sua parte. Se cada cidadão colaborar, a nossa cidade estará sempre limpa e organizada. Isso pode inclusive, refletir na saúde da população. Faça sua parte, colocando seu lixo para fora apenas no dia e horário da coleta de sua rua, nunca após, evitando sujeira, mau cheiro e até doenças. Agindo assim, teremos sempre um ambiente limpo e saudável. Ajude a Prefeitura a cuidar de você, da sua família, da sua rua, do seu bairro e da cidade.

Lixo no Largo do Rosário

 

Cidade limpa é direito e dever de todos!

Copinhos plásticos, papéis de bala, garrafas PET, latinhas de alumínio, sacolas plásticas, papel, papelão ou resíduos orgânicos. A sujeira pode ser vista nas calçadas, na sarjeta, no meio da rua e principalmente nos lotes vagos da cidade.

O que se observa em um rápido passeio, principalmente na área central de Paracatu, é o descaso que muitos moradores estão tendo com a cidade.

Bairro Jóquei Clube

Centro histórico

O município de Paracatu conta com o centro histórico tombado pelo Iphan, em 2012, é a única cidade do Noroeste de Minas que tem um patrimônio que possui 230 imóveis que compõem o patrimônio protegido e vem sofrendo com a falta de conscientização de grande parte da população. Tirando o foco da beleza de seus casarões, pois o lixo tem tido holofotes, infelizmente.

Vila Mariana

O trabalho de limpeza e manutenção dos canteiros centrais é realizado periodicamente, os garis tem feito seu trabalho, na parte da manhã fica limpo, mas a tarde o lixo volta. Em vários pontos da cidade encontramos lixos por toda parte. É necessário modificar a cultura de muitos moradores, a de que lixo pode ser acumulado nas esquinas, jogado nas ruas e canteiros da cidade, isso é completamente errado. Não adianta nada a Administração Municipal fazer a sua parte com trabalhos efetivos se a população não colaborar. É necessário realizar um trabalho em conjunto para ser eficaz e eficiente.

Nós do jornal O Lábaro queremos dar uma sugestão para as entidades escolares: fazer um concurso de frases para que as crianças das escolas públicas e privadas com temas, por exemplo: “Cidade limpa, qualidade de vida a todos”.  Esse concurso terá como objetivo divulgar noções de cidadania e comportamento para as crianças, difundindo hábitos de preservação ambiental e conscientização quanto à preservação do patrimônio público.

Uma cidade bem-cuidada é sinônimo de mais qualidade de vida para todos que vivem nela. Ruas limpas, grama aparada, jardinagem em dia, serviços de limpeza e roçagem dão ar de zelo e proporcionam bem-estar. Esse cuidado reflete diretamente na qualidade de vida dos paracatuenses, que podem aproveitar melhor os espaços públicos.

 

foto de destaque boca de lobo na Praça Juquita Vargas

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados