Para 72% dos empreendedores, a inovação é essencial para a sobrevivência do negócio

Pesquisa realizada pelo Sebrae Minas revela os impactos, benefícios e desafios da inovação para os pequenos negócios de Minas Gerais
Na semana em que é comemorado o Dia Nacional da Inovação (19 de outubro),uma pesquisa do Sebrae Minas revela que, para 72% das pessoas que empreendem em Minas Gerais, a inovação é essencial para a sobrevivência do negócio. Além disso, mais da metade delas (56%) afirma que a empresa já inovou em produtos, serviços ou processos, ou ainda pretende inovar (25%). A pesquisa foi realizada em 2024 e ouviu 848 donos de pequenos negócios de todo o estado, entre microempreendedores individuais (60%) e micro e pequenas empresas (40%).
Entre as empresas que já inovaram, os principais impactos positivos observados foram a melhoria da qualidade de produtos ou serviços, apontada por 63% dos respondentes, seguido pela melhoria de atendimento (45%) e pela captação ou fidelização de clientes (35%). Apenas 4% citaram que não observaram nenhum impacto positivo.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, destaca que a inovação é fundamental para que os pequenos negócios se mantenham competitivos e sustentáveis.
“A inovação vai muito além de incorporar novas tecnologias. Ela pode acontecer ao adotar novas práticas, ferramentas e processos que reduzem custos, aprimoram a gestão ou melhoram o atendimento. Pequenos negócios que inovam têm mais chances de se adaptarem às mudanças e crescerem de forma relevante e sustentável”, frisa.
A pesquisa revelou que os tipos de inovação mais adotados pelos pequenos negócios são: Marketing (49%), Tecnológica (40%) e Modelo de Negócios (34%). Quando perguntados sobre as principais áreas em que a empresa tem buscado inovação, a maioria dos respondentes citou Marketing (41%), seguido por Varejo (29%), TI e Comunicação (26%) e Inteligência Artificial (16%).
O estudo também apontou quais os principais desafios enfrentados pelas empresas para inovar. Para 70% do total de entrevistados, a falta de recursos financeiros é o maior obstáculo, seguido pela falta de mão de obra qualificada (37%) e pela falta de tempo para idealizar e aplicar uma inovação (26%). “A falta de recursos pode ser um desafio, mas não impede a inovação. Muitas pessoas ainda associam a inovação a mudanças radicais ou disruptivas, envolvendo tecnologias avançadas, mas ela pode acontecer em práticas simples e cotidianas, repensando antigos processos ou introduzindo melhorias no negócio. Por isso é essencial estar atento às oportunidades e sempre buscar experimentar novas formas de fazer antigos processos ou resolver problemas”, explica a gerente de Inovação e Mercado do Sebrae Minas, Lina Volpini.
Outro dado de destaque é que, entre as empresas que afirmaram já terem inovado, 94% citaram que não captaram recursos por meio de editais de fomento à inovação. “Por isso a importância de apoiar os pequenos negócios, oferecendo orientação e facilitando o acesso a recursos. O Sebrae Minas está ao lado dos empreendedores, promovendo consultorias em inovação e atuando em conjunto com outras entidades para estimular o acesso a programas e editais de fomento”, destaca Lina.
Afirmativas sobre Inovação
A pesquisa investigou ainda o nível de concordância dos entrevistados sobre algumas afirmativas relativas à inovação. Confira os resultados:
· “Acredito ser essencial para a sobrevivência do negócio estar em constante inovação”: 72% concordam totalmente.
· “Analiso tendências do mercado e de cenários, identificando necessidades e oportunidades de melhoria para meu negócio (de produtos, serviços, custos etc)”: 68% concordam totalmente.
· “Minha empresa se adapta a novos contextos e situações, de forma a atender as necessidades do mercado”: 56% concordam totalmente.
Programa Sebraetec
Uma das iniciativas oferecidas pelo Sebrae para impulsionar a inovação nos pequenos negócios é o Sebraetec, programa que oferece consultorias de inovação com soluções sob medida e atendimento personalizado. São mais de 80 serviços para modernizar processos, reduzir custos, digitalizar negócios e aumentar as vendas e a produção.
Por meio do programa, o empreendedor identifica as soluções e tecnologias que a empresa precisa, e é direcionado a um prestador de serviço credenciado pelo Sebrae Minas. Além do acompanhamento, o Sebrae oferece subsídio de 70% do custo das consultorias.
Sebrae Play
Para apoiar os pequenos negócios na jornada de inovação, o Sebrae Minas reuniu em sua plataforma Sebrae Play diversos conteúdos exclusivos e gratuitos sobre o tema. Acesse o link para saber mais.
O Sebrae Play é uma plataforma que disponibiliza cursos e conteúdo sobre empreendedorismo, estratégia e gestão, finanças, franquias, inovação e tecnologia, leis e impostos, liderança e pessoas, marketing digital, startups e vendas. A ferramenta, que pode ser acessada de qualquer dispositivo eletrônico, foi criada em 2022 e já disponibilizou diversos conteúdos para os usuários que querem abrir ou expandir um negócio.
—
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
Comentários