Oficina de Escrita de Projetos da Kinross ressalta práticas sustentáveis 

Treinamento conta com a parceria de representantes da sociedade civil, do poder público  e da iniciativa privada

 Oficina de Escrita Criativa de Projetos continua nesta quinta-feira (25) com o treinamento para facilitar o acesso de entidades e pessoas físicas a recursos e financiamentos via editais e seleções públicas disponíveis. Os temas do segundo dia serão: prazos, orçamento e noções básicas de prestação de contas. O primeiro dia da oficina ocorreu nessa terça-feira (23) e foi dedicado ao processo de  elaboração de projetos, obtenção de financiamento e sobre a estrutura de funcionamento dos editais e leis de incentivo.

A live de abertura da Oficina ocorreu na última segunda-feira e contou com a participação da secretária de Cidadania de Paracatu (MG), Ana Maria de Andrade Silva, da diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross, Ana Cunha,  representantes de entidades locais, além de Ana Karol Amorim, chefe de Comunicação e Comunidade da mineradora.  No evento, os participantes discutiram a importância da democratização do conhecimento e de projetos como instrumentos de transformação sociocultural.

Fruto da parceria entre o Programa Integrar Contra a Covid-19 daKinross, da Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC) e da Secretaria de Cidadania de Paracatu, a Oficina de Escrita Criativa de Projetos é uma oportunidade de instituições, pequenos produtores culturais e deinteressados participarem de editais públicos municipais, estaduais e federais em suas áreas de atuação. “Este um caminhar sustentável, pois o desenvolvimento de projetos socioculturais impacta a qualidade de vida na cidade”, ressaltou Ana Cunha.

A secretária Ana Maria Silva reforçou o compromisso do governo em somar esforços para a formalização de projetos que sejam sustentáveis para o território. “Grandes projetos vão sair dessas oficinas e daremos todo suporte”, destacou.

A Oficina de Escrita de Projetos é uma iniciativa realizada há cinco anos na cidade. Cristiane Santos, representante da Guia Tours – projeto para a terceira idade –, que participou de edições anteriores, elogiou o olhar social e sensível que a Kinross tem sobre a identidade de Paracatu. “A oficina é o pontapé inicial, com as instruções de uma escrita adequada para conseguir aprovação de projetos”. Ela conseguiu por meio de Lei Federal, recursos do Fundo do Idoso do município. “Se não fosse o projeto aprovado, a instituição não teria condições de ter continuado. A parceria com a Kinross nos proporcionou isso”, comemorou.

Gilson Martins, coordenador do Lar São Vicente, garante que a capacitação foi um divisor de águas para a instituição, pois antes não conseguiam nenhuma aprovação para os seus projetos. “A partir da oficina, foi possível aprender as nuances técnicas para participar de editais”, afirmou.

Oficina de Escrita de Projetos 

A Oficina de Escrita de Projetos faz parte do eixo Geração de Trabalho e Renda (GTR), do Programa Integrar da Kinross, que apoia propostas que tenham como foco o desenvolvimento sustentável do município. O eixo já beneficiou diversos projetos no território, não só pelo apoio financeiro, mas também com suporte técnico de empresas especializadas.

O objetivo da oficina é oferecer a entidades e pessoas físicas de Paracatu (MG) capacitação em elaboração de projetos criativos e bem fundamentados para acesso a linhas de público como fundos, leis de incentivo, prêmios, etc. Mais informações na plataforma do Integrar: https://integrarcontracovid.com.br

 

 

 

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados