Novo reitor da UFVJM assume cargo na última sexta-feira, 11 de agosto

 Novo reitor da UFVJM assume cargo na última sexta-feira, 11 de agosto

 

Heron Laiber Bonadiman foi nomeado pelo presidente da República no início do mês

Flaviana Tavares (vice-reitora) e Heron Bonadiman (reitor) são os novos gestores da UFVJM

(Fotos: Gestão 2023-2027)

Heron Laiber Bonadiman assumiu na última sexta-feira, 11 de agosto de 2023, o cargo de reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). O professor foi nomeado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU), no dia 2 de agosto, para um mandato de quatro anos.

No cargo de vice-reitor da universidade, permanece o professor Marcus Henrique Canuto, da gestão anterior, até 27 de agosto, conforme termo de posse datado de 27 de agosto de 2019, e depois assume a professora Flaviana Tavares Vieira. “Nesses últimos dias como vice-reitor da UFVJM, vou trabalhar para garantir a transição e a continuidade do serviço público. Dou as boas-vindas aos professores Heron e Flaviana e à nova equipe gestora, com os desejos de uma gestão produtiva e benéfica para a comunidade acadêmica e sociedade, especialmente das nossas áreas de abrangência”, comenta Marcus Canuto.

image.png   image.png

Atual vice-reitor, Marcus Canuto, recebe novos gestores da UFVJM

Recepção pela comunidade acadêmica

image.png

Professores Heron e Flaviana foram recebidos com festa pela comunidade acadêmica da UFVJM, no saguão do prédio da Reitoria – Campus JK, em Diamantina, na manhã do dia 11 de agosto

“Nossa universidade foi restituída à comunidade acadêmica pelo voto. Iniciamos hoje uma nova fase, na qual poderemos planejar, de maneira profissional e coletiva, o nosso futuro. Trabalharemos incansavelmente para atender as demandas da assistência estudantil e de convivência nos nossos campi, na certeza de que contaremos com a colaboração da nossa comunidade. Vamos fazer a UFVJM voltar a atender às demandas das suas regiões de atuação”, celebra o reitor eleito, Heron Bonadiman.

image.png

Parte da nova equipe gestora esteve presente na recepção ao reitor Heron

Trâmites do governo federal

É de responsabilidade do governo federal nomear e dar posse ao gestor máximo das instituições de ensino superior federais, entre os nomes constantes em lista tríplice elaborada a partir de votação no Conselho Universitário. E o reitor nomeado é a autoridade que nomeia e dá posse ao vice-reitor e demais integrantes da equipe gestora.

Apesar de já estar em exercício, o professor Heron Laiber Bonadiman aguarda agendamento de sua posse no Ministério da Educação (MEC), em Brasília. A previsão é de que ocorra nas próximas duas semanas.

Consulta pública e votação no Consu

A consulta à comunidade acadêmica para os cargos de reitor e vice-reitor da UFVJM – Quadriênio 2023-2027, foi realizada no dia 11 de maio de 2023, sob a coordenação da Comissão Eleitoral (CEL). O seu objetivo foi subsidiar o Conselho Universitário (Consu) na elaboração da lista tríplice. Em 17 de maio, a CEL encaminhou ao Consu o resultado, que teve a Chapa 1 – professores Heron Laiber Bonadiman (reitor) e Flaviana Tavares Vieira (vice-reitora) – vencedora com 54,41% dos votos válidos.

A lista tríplice foi elaborada em votação pelo Consu e encaminhada ao MEC no dia 19 de junho, tendo o nome do professor Heron Laiber Bonadiman como primeiro colocado. Respeitando a autonomia universitária, o presidente da República nomeou o novo reitor da UFVJM.

A UFVJMA Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) é uma instituição pública de ensino superior vinculada ao Ministério da Educação (MEC), multicampi, sediada na cidade de Diamantina, em Minas Gerais, com abrangência nas seguintes mesorregiões do estado: Vale do Jequitinhonha (Campus JK e Campus I, em Diamantina); Vale do Mucuri (Campus do Mucuri, em Teófilo Otoni); Noroeste (Campus Unaí) e Norte (Campus Janaúba), os dois últimos campi com os nomes das cidades em que se localizam.Em 2023, completa 70 anos de tradição em ensino e 18 anos de universidade. A instituição foi fundada em setembro de 1953, pelo então governador Juscelino Kubitschek de Oliveira, como Faculdade de Odontologia de Diamantina (Faod), com o objetivo de atender às necessidades da grande área que é o Vale do Jequitinhonha. Foi transformada em Faculdade Federal de Odontologia (Fafeod) e em Faculdades Federais Integradas de Diamantina (Fafeid), antes de se tornar UFVJM pela Lei 11.173, publicada no Diário Oficial da União em 8 de setembro de 2005.Atualmente, oferece 45 cursos de graduação presencial; 5 de educação a distância; 8 cursos de doutorado e 23 de mestrado presenciais; 1 mestrado a distância; 2 residências presenciais e 7 especializações EaD.

49e3eedd-b941-4171-884b-8518b589c941.png
Flávia Cesar – Jornalista
UFVJM

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados