Noite de Moção de Regozijo para a artista plástica Janaina Campos

 “É bom amar muitas coisas, pois aí está a verdadeira força, quem ama muito, realiza muito e pode realizar sempre mais, e o que é feito no amor é bem feito”. Vincent Van Gogh

A vereadora Vera Lemos, em momento solene na Câmara Municipal de Paracatu, realizou na noite de ontem (15/09), a entrega de Moção de Regozijo a artista plástica Janaína Alvares da Silva Campos.

Desde os primórdios, a arte é utilizada como meio de expressão, retratando ideologias, a história e a emoção ao longo do tempo. O seu caráter transformador é inegável, assim como os artistas que marcaram a sua evolução.


Leitura da biografia da homenageada pelo pai Orlando (Bajoso)


Janaina Álvares da Silva Campos, filha de Orlando (Bajoso) e Adelita, mãe de Sarah e Pedro e casada com Renato. Irmã de Nattasha e Mateus, sobrinhos e amigos maravilhosos. Paracatuense, artista plástica e decoradora autodidata.
Pingo de Gente, Afonso Arinos, Dom Elizeu, Soma, Atenas e Finom (curso de história e engenharia civil não concluídos) foram instituições por onde trilhei o caminho do saber e de muitas experiências que vivi junto aos meus colegas e amigos.
Hoje com 44 anos, sendo 18 deles morando em fazenda, e outros 3 em Belo Horizonte e Uberaba, me sinto grata por todas as vivencias e batalhas, preparada para novos desafios e pronta para mais experiências de vida e de trabalho, pois isso é o que me move, sustenta e me faz sentir viva e útil.
A inquietude de viver e alma criativa, foram a minha mola propulsora para a manifestação das artes plásticas em muitos momentos, desde a infância, onde me destacava por ser criativa. Meus primeiros quadros foram inspirados em quadros de revistas, e me ajudaram a me sustentar em Uberaba. Comecei com anjos e depois natureza. De lá pra cá, a pintura em telas foi meu meio de sobrevivência por muitos anos, fui evoluindo e desenvolvendo outros nichos como a decoração e o muralismo.
A arte sempre me salvou da monotonia do mundo e hoje me sinto abençoada e grata a Deus por tem um Dom que me faz feliz e que encanta as pessoas. Dentre grandes projetos de decoração de eventos típicos e dezenas de exposições de arte, o muralismo também é um trabalho que me dá muita satisfação, a arte acessível a todos tem um poder de transformação.

 

“A arte é a contemplação; é o prazer do espírito que penetra a natureza e descobre que a natureza também tem alma.” Auguste Rodin

Comentários

O Lábaro

Posts Relacionados